Blog

Qual o DNA da sua empresa?

Qual o DNA da sua empresa?

De acordo com a cultura japonesa a atribuição dos nossos propósitos está ligada ao Ikigai, uma palavra em japonês com o significado de propósito ou razão para viver.

A palavra é também uma filosofia de vida voltada para descobrir o que nos move e nos guia.

Com empresas não seria diferente… Já parou para se perguntar qual é o real propósito do seu negócio?

Para encontrar essa resposta, sua empresa vai se deparar com três questionamentos principais: Missão, Visão e Valores.

Esse modelo pode ajudar a encontrar ou angular melhor o propósito da sua empresa de forma clara. O objetivo da tríade Missão, Visão e Valores é definir o comportamento da organização para construir alcançar seu propósito.

Missão (nós chamamos de propósito)
Esse questionamento precisa estar fundamentado por um modelo de negócio acessível e com proposta de impacto duradoura. Para que a sua empresa existe?

Exemplo:
O propósito da Consulting Blue (ou missão) é “Abrir mentes e provocar o recomeço em pessoas e organizações através da gestão empresarial”.

Visão
A visão parte do propósito do impacto social e econômico, estando diretamente ligada e alinhada pelos ideais do proprietário ou donos da empresa. Quais o trajeto necessário para alcançar a missão?

Exemplo:
A visão da Consulting Blue é “ser reconhecida como a maior e melhor consultoria online do Brasil, com soluções viáveis e práticas para melhorar a competitividade das nossas empresas”.

Valores
Os valores das organizações é o mapa de todas as ações e atitudes que podem e não podem acontecer dentro do modelo de negócio.

Uma empresa que tem um valor enraizado de pontualidade não pode ter compromisso com ações que contrárias.

Na Consulting Blue os valores enraizados são por exemplo:
Ética Empresarial
Missão dada é missão cumprida
Disciplina transforma uma empresa
O combinado é o justo
Respeito e humildade nas ações

A definição desses objetivos é capaz de, firmar o propósito da organização de forma clara, identificar pontos positivos e negativos da empresa comparada com modelos de negócio parecidos, além de ajudar a direcionar ações estratégicas.

O modelo de missão, visão e valores das organizações é uma exigência para obter o selo de qualidade ISO 9001.

Esses passos precisam estar muito bem estruturados para a implantação de uma cultura empresarial capaz de atravessar barreiras e impactar de forma verdadeira a sociedade.

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Você pode gostar de ler:

O que é gestão estratégica de empresas?

Cultura ESG para driblar crises? Leia mais!

O que significa ESG e por que é tão importante para empresas?

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.