O que significa ESG e por que é tão importante para empresas?

Recentemente falamos sobre os modelos de negócio femtechs e fintechs. A semelhança entre ambos é a importância que empresas de tecnologia têm dado cada vez mais a práticas de sustentabilidade e liderança estratégica.

Essas características estão dentro do conceito de ESG, uma espécie de manual de boas práticas para tornar uma empresa sustentável, socialmente consciente e controlada por uma gestão empresarial de qualidade.

ESG é um acrônimo, uma sigla cujo cada letra tem um significado diferente em inglês, para a tríade: Environmental (Meio Ambiente), Social e Governance (Governança).

Os critérios da ESG são muito observados sob o olhar de investidores, e indicam se a empresa consegue se sustentar a longo prazo, pela própria perspectiva da Missão, Visão e Valores da empresa.

Para atingir esse patamar de credibilidade no mercado, a empresa precisa atender algumas exigências para cada significado da sigla, listamos algumas:

Ambiental
1 – Qual o posicionamento da marca em relação ao clima?
2 – Usa fontes renováveis de energia?
3 – Existem políticas para reduzir resíduos, como logística reversa?

Social
1 – Gestão de pessoas: Como o capital humano da sua empresa está sendo desenvolvido?
2 – A folha de pagamento é justa para todos os colaboradores?
3 – São realizadas NPS para identificar o nível de satisfação dos clientes em relação a marca e produtos?

Governança
1 – Os indicadores financeiros e contábeis são confiáveis?
2 – Existem relatórios financeiros com credibilidade suficiente que comprovam o potencial do negócio a ponto de atrair investimentos?
3 – A empresa possui uma gestão de riscos articulada?

Seja honesto, sua empresa atende a esses critérios?

*Lembre-se que as exigências podem mudar de acordo com o segmento ou setor do negócio.

E aí, sua empresa está alinhada com os valores das empresas que vão decolar na nova era?
Se não, fale com um de nossos consultores e entenda como ela pode crescendo de forma acelerada e se tornar competitiva mesmo em meio a tantas mudanças.

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Inscreva-se nos nossos canais de comunicação nas redes sociais: @consultingblue
E participe do nosso grupo exclusivo no Telegram: https://bit.ly/3mPKoQ5

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Você também pode gostar destes artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *