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Método 5W2H para produção de conteúdo

Já ouviu falar sobre a técnica 5W2H? A técnica 5W2H é infalível para nortear a melhor estratégia para o seu negócio e criar conteúdos relevantes para seus clientes nas mídias sociais.

O 5W2H é uma metodologia estratégica que serve para entender e responder as principais perguntas realizadas sobre qualquer produto ou empresa. Na prática o método deve responder a 5 perguntas principais, além do como e quanto.

Um exemplo de aplicação da técnica 5W2H pode ser vista na construção do lead jornalístico, onde as principais informações do primeiro parágrafo da reportagem ou matéria respondem às perguntas fundamentais, que são mais esperadas e importantes para o leitor ou ouvinte. 

O 5W2H é uma metodologia extremamente utilizada para responder e solucionar problemas pontuais das empresas bastando propor as perguntas de acordo com os problemas da organização.

 

Método 5W2H de conteúdo para sua empresa

As letras da sigla correspondem aos questionamentos que devem responder os objetivos:

What (O que)  –  O que precisa ser feito?

Why (Por que) – Por que isso precisa acontecer?

Where (Onde) – Onde precisa acontecer?

When (Quando) – Quando deve começar a execução desse planejamento?

Who (Quem) – Quem será o responsável pela tarefa?

How (Como) – Como o processo precisa acontecer?

How much (Quanto) – Quanto essa brincadeira vai custar? haha

Além de ajudar a construir “pautas” sobre conteúdos relevantes, a técnica também ajuda a criar planos de ação, definir processos, projetos e planejamentos estratégicos.

O processo de construção do 5W2H é muito parecido com a análise de SWOT. Pera lá, a análise SWOT pode ser feita de maneira simples, traçando um quadrante em uma folha de sulfite.

A diferença é que para definir o 5W2H do seu conteúdo, você vai precisar fazer um pouco mais de divisões na folha, ou se preferir, construir e compartilhar uma planilha para captar as respostas de toda a equipe.

 

Quem criou o método

A 5W2H é considerada uma metodologia simples para a resolução de conflitos, essa simplicidade faz com que existam divergências sobre quem criou o método, mas algumas literaturas vão relacionar sua criação ao processo de industrialização automobilístico japonês.

Em essência o método serviria para otimizar o processo, estratégia e a qualidade da produção operacional.

Olha a compra casada aqui haha

Não dá para aplicar o 5W2H sem conhecer a persona do seu produto. 

Quais assuntos são interessantes para ele, como isso pode ser abordado pelo seu negócio?

Essas perguntas podem ser usadas como ponto de partida para você começar a construir os conteúdos do seu negócio. São elas que constroem um sentido de relevância para a marca.

São esses questionamentos que vão ajudar a entender como produzir o melhor conteúdo baseado no que a sua carteira de clientes consome e gostaria de consumir.

Dessa forma é construído um sentido de relevância para os conteúdos e matérias da marca.

 

Conclusão

Já conhecia a técnica 5W2H? Essa própria matéria utilizou um pouquinho dessa técnica de planejamento para ser produzida.

Conseguiu captar as ideias principais, esse exemplo foi relevante para o seu negócio?

Conhece alguém que utiliza essa estrutura para criar conteúdo, o que acha?

Se precisa de ajuda para implantar melhorias comerciais ou operacionais na empresa, estamos aqui!

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, além de criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos comerciais e operacionais.

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue

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