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O que são os 8 Ps do Marketing Digital?

Os 8 Ps podem ser fundamentais para a sua estratégia de marketing empresarial, prospectar e reter a persona ou público alvo do negócio.

Você já ouviu falar sobre a teoria dos 4 ou 5 Ps do marketing tradicional, criada na década de 1960 por Neil Borden. 

Cada um desses “Ps” representam e atuam nas principais necessidades da organização para alcançar objetivos comerciais.

Essa estrutura ainda é popular, mas com tantas inovações e tecnologias foi possível melhorar essas metodologias incluindo mais 8 Ps relacionados a etapas mais abrangentes desse planejamento.

O que são os 5 Ps do marketing

Cada sigla se relaciona com pontos estratégicos a serem considerados durante a fase de planejamento do lançamento de produtos e serviços, eles precisam responder os seguintes questionamentos:

1 –  Preço: o primeiro P é estipulado após análises de mercado e precisa determinar um valor monetário pelos produtos.

2 –  Praça:  qual o ambiente, tipo de estabelecimento esse produto vai ser comercializado, loja física, marketplace?

3 –  Produto: qual o produto que a empresa oferece, qual o público alvo ou a persona desse produto?

4 –  Promoção: quais são as estratégias de divulgação da marca? O que é mais eficaz para a sua marca ser conhecida pela persona, panfletagem ou um cartão de visita digital?

5 – Pessoas: muito além de público alvo, qual é a persona do seu negócio, com quais pessoas o seu produto quer se conectar?

 O que são os 8 Ps

Os 8 Ps foram estruturados pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho e se tornaram uma das estratégia de marketing empresarial mais usadas no mercado digital brasileiro atualmente.

Essas estratégias são usadas por empresas que querem se manter relevantes e competitivas dentro e fora da internet.

Os 8 Ps de Conrado Adolpho

1 – Pesquisa

Conhecer o público é o principal processo para a criação de produtos e estratégias de marketing.

Você pode conhecer o seu público divulgando desde formulários no Google docs ou conhecendo clientes em potencial e entendendo o perfil de compra deles.

2 –  Planejamento

O segundo P estrutura a estratégia de marketing do produto.

Com as primeiras impressões da pesquisa em mãos é possível perceber lacunas que a sua persona deseja que sejam resolvidas ou produtos que sejam oferecidos de acordo com o perfil de compras dela.

3 –  Produção

Os produtos e conteúdos da marca serão divulgados ou ofertados em quais plataformas? Dentro desse P é interessante pensar sobre planejamento de produção de conteúdo.

4 – Publicação

Essas publicações e anúncios da marca são otimizadas constantemente para aparecer nos primeiros resultados de busca do Google?

5 – Promoção

A divulgação desses produtos precisa ser pensada para entreter e fidelizar o consumidor com conteúdos que conversem com as suas necessidades, dores e desejos reais.

6 – Propagação

O conteúdo está sendo produzido, mas ele consegue se conectar com o seu público a ponto dele reconhecê-lo com autoridade e de fazer propaganda inconscientemente sobre o seu produto?

7 –  Personalização

As suas estratégias para se comunicar com ele são personalizadas? A comunicação é eficaz, existem interações, ou engajamento real com a marca? Teste estratégias mensais, trimestrais e compare resultados.

8 – Precisão

Todas essas etapas representam um modelo. Os resultados desse modelo são capazes de otimizar tomadas de ações, além de prever riscos e danos, entender como o produto ou serviço de comporta no mercado, analisar novos mercados, tudo isso com cada vez mais precisão.

Concluindo

Sua estratégia de marketing empresarial anda obtendo resultados satisfatórios? 

Está enfrentando problemas com algum “P” específico?

Conta pra gente!

Nossos consultores podem criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos do seu negócio.

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue

 

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