A maioria das empresas que atendemos têm muita dificuldade em saber como funcionam, como avaliar ou começar a implantar indicadores de produtividade.
Nessa série decidimos explicar um pouquinho mais sobre como funcionam alguns dos principais indicadores de produtividade que falamos na matéria:
Quais os principais Indicadores de performance?
O que são indicadores de produtividade
Essa modalidade de indicador mede o quanto o desempenho e os resultados dos setores e colaboradores estão alinhados com os objetivos da empresa.
O propósito desses indicadores é identificar se os investimentos gastos têm compensado o retorno pago pelos serviços.
Em outras palavras são esses indicadores que avaliam o sucesso e a produtividades de todas as operações da empresa.
3 indicadores mais utilizados para avaliar produtividade e como fazer
Índice de Produtividade (na produção)
Obter esse indicador é bem simples, basta criar um padrão: medir qual a capacidade de produção a um ritmo normal: (produtos produzidos em 1h por exemplo).
Para obter a produtividade basta pegar a produção atual e comparar com este padrão, por exemplo, na medição descobrimos que temos capacidade de produzir 100 peças por hora conforme a medição padrão e hoje trabalhamos por 8 horas e produzimos 700 peças.
Neste caso: 700 (produzido) / 800 (padrão) = 87,5% de Produtividade
Mas além da fórmula básica, existem outros fatores a serem considerados como a qualidade dessa produção, que deve levar em conta outros critérios como ocorrência de interrupções, velocidade da máquina e eficiência das atividades.
Quantidade de abordagens (em Vendas)
Na área de vendas também é muito importante medir a produtividade, neste caso a produtividade não está ligada a produção ou quantidade de produtos mas sim com o esforço realizado para obter-se vendas, alguns exemplos clássicos são: quantidade de visitas ou quantidade de ligações realizadas.
Com o mesmo conceito da produtividade na linha de produção aqui vamos criar um padrão de quantos clientes é possível visitar ou ligar em um dia ou então em uma hora e assim cruzar com a quantidade realizada, assim com a mesma formula anterior teremos a produtividade da equipe de vendas.
Com certeza há indicadores mais importantes na área Comercial como “Vendas” e “Lucratividade”, porém a maioria das equipes não conseguem chegar aos resultados se não forem orientados no caminho de conquistar as vendas, e este, é a produtividade, vendedor que não aborda não vende, já ouviu o ditado?
Quantidade de postagens (no MKT)
Da mesma forma na área de Marketing podemos mediar a produtividade da equipe de Conteúdo criando um padrão de quantidade a ser realizado e medindo a quantidade realizada.
Agora que você já entendeu o conceito fica mais fácil medir a produtividade em diversos setores da sua empresa, seja na área de produção, vendas, marketing ou no balcão de atendimento, o importante é ter consciência do que se pode produzir e medir o que está se produzindo e criar seu indicador de produtividade.
Não esqueça!!!
Lembrando que por mais que as fórmulas atribuídas pareçam simples de obter, todas elas conversam entre si e precisam ser analisadas em conjunto para alcançar resultados satisfatórios.
Sempre mescle as metas de sua equipe com indicadores de qualidade, pois não adianta produzir muito sem qualidade, sem lucros ou sem resultados.
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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue