Quais os principais Indicadores de performance?

Os indicadores de performance ou desempenho são usados para medir e avaliar de diversas formas a evolução de uma organização e isto vale para empresas de qualquer porte.

Importante lembrar que existem inúmeros modelos de indicadores que devem ser considerados do ponto de vista da relevância dessa métrica de acordo com os objetivos desejados pela empresa.

A intenção é que eles monitorem dados que possam ser analisados e otimizados durante a rotina empresarial.

As decisões da sua empresa são tomadas conforme indicadores?
A sigla KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador chave de performance e pode ser dividida ou estruturada dentro das seguintes necessidades de cada negócio:

Indicadores de Capacidade
Metrificam os resultados da produção de uma empresa durante um determinado período de tempo. Neles são estipulados quantos produtos são produzidos por hora; quantos clientes foram atendidos por mês ou quantas comunicações foram realizadas por dia. 

Indicadores Estratégicos
Essa modalidade mantém o foco na situação do negócio e sua relação com as metas e objetivos. 
Esses indicadores costumam coletar dados sobre porcentagem de lucro; nível de crescimento mensal; ticket médio ou por exemplo o Market Share. 

Indicadores de Produtividade
Têm o propósito de identificar os investimentos gastos pela taxa de retorno pelos serviços. Esses indicadores avaliam o sucesso e a produtividades das operações.

Os indicadores mais utilizados nessa etapa costumam ser:
Índice de lucratividade;
Capacidade de Produção;
Custo por Lead (CPL);
Custo de Aquisição por cliente;
Taxa de Conversão de vendas,
Taxa de churn.

Indicadores de Qualidade
Esses indicadores costumam ser mais experimentais, com menos índices para apurar e se concentram em conhecer todo o processo para melhor o resultado dos serviços.
Os mais conhecidos são os índices de:
Eficiência. 
Efetividade.
Eficácia.

Os KPIs, Indicadores Chave de Performance são estratégias imprescindíveis para que o seu negócio consiga mensurar as metas desejadas e alcance com mais facilidade os seus objetivos. 

Eles devem ser criados sob medida conforme os interesses de sua empresa, importante também criar um processo de medição confiável e de apresentação dos dados, além de um momento (uma reunião semanal ou mensal por exemplo) para se tomar as decisões.

Gostou do artigo, quer falar mais sobre ele ou tem alguma dúvida? Nós podemos te ajudar a implantar os indicadores na sua empresa!
Comente!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Inscreva-se nos nossos canais de comunicação nas redes sociais: @consultingblue

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Você também pode gostar destes artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *