Como organizar o RH de forma estratégica?

O diferencial dos Recursos Humanos Estratégicos é a valorização do desenvolvimento de novos talentos, através da gestão de pessoas, diferente da modalidade tradicional que só delega tarefas.

Esse modelo conecta o profissional à missão, visão e valores da empresa, viabilizando o aproveitamento do colaborador em qualquer área da empresa.

Não é porque um funcionário não desenvolve o mesmo desempenho dos demais em determinada área que ele não tem um potencial aproveitável.

 

Reuniões com postura e linguagem assertiva são capazes de ultrapassar obstáculos empresariais

Recursos humanos, o que é e o que faz?

O setor de Recursos Humanos é a porta de entrada e de saída das empresas, ou seja, pela contratação e baixa de colaboradores. Neste setor são tomadas decisões que podem impactar diretamente os resultados das organizações.

A base do RH está alicerçada em 4 pilares: liderança; visão, tecnologia e comunicação.

1 Liderança
O RH é o setor mais diretamente relacionado com o desenvolvimento da liderança. Sendo responsável pela tomada diária de decisões, ele precisa estar totalmente alinhado com os valores da empresa.

2 Visão
Invista em treinamento para construir e alinhar a visão panorâmica da equipe. A visão 360º facilita que o gestor de RH saiba identificar e mapear necessidades de mão de obra ou treinamento de processos.

3 Tecnologia
A tecnologia é uma aliada indispensável para a captação de dados e resultados de forma rápida e efetiva, norteando a tomada de decisões em um mundo cada vez mais rápido e integrado.

4 Comunicação
O setor precisa ser transparente e imparcial na tomada de decisões, além de buscar meios de comunicação que integrem os anseios e desejos da equipe a fim de evitar episódios de insatisfação.

O que é RH Estratégico, para que serve?

 

É importante investir na capacitação do profissional responsável pelo treinamento de pessoal

RH Estratégico

Enquanto o RH tradicional vive metodicamente para cumprir e instruir procedimentos burocráticos como: recrutamento e seleção; saúde no trabalho; treinamento e desenvolvimento; relações sindicais, folha de remuneração e controle de departamento pessoal; o RH Estratégico integra o colaborador nas metas da empra através da construção de um sistema humanizado.

O modelo de RH Estratégico faz parte da gestão integrada de colaboradores, ou seja, sua proposta de valor inclui os trabalhadores na tomada de decisões da empresa.

É uma forma de reter e desenvolver talentos dentro da organização, oferecendo vantagem competitiva frente a outras empresas do mesmo segmento.

Essa metodologia alinha os objetivos do negócio com os da equipe e tem maior potencial de desenvolvimento, individual e coletivamente.

Como os gestores podem implementar o RH Estratégico?

1º Investindo em tecnologia de dados e comunicação interna;
2º Implementando e monitorando indicadores de desempenho, como os Key Performance Indicators (KPIs);
3º Alinhando os Objectives Key Results (OKRs) da empresa com a equipe. Onde pretende chegar? Quais os caminhos indicados?,
4º Atraindo e desenvolvendo talentos.

Softwares de gestão empresarial

Existem inúmeros softwares empresariais no mercado, como de gestão de vendas e relacionamento com clientes; marketing; controle de estoque, além de softwares que facilitam o gerenciamento dos processos recomendados para a implementação do RH Estratégico.

Alguns desses softwares podem custar até R$ 5.000,00.

Indicamos o e-Blue Software como a ferramenta mais completa e acessível para gestores de pequenos e médios negócios. Esse sistema de gestão possui três valores disponíveis que se adequam às necessidades de cada porte de segmento.

Temos um curso bem bacana que você pode acessar aqui: Introdução ao RH Estratégico.

Você pode conferir aqui: e-Blue Software

 

Acesse: https://consultingblue.com.br/e-blue-software/

Sempre instruímos a procura por uma Consultoria experiente e especializada que facilite a integração de estratégias e processos para potencializar o desempenho e resultados das empresas.

Uma consultoria especializada em Gestão Empresarial tem a capacidade de traçar a melhor e mais fácil estratégia para cada tipo de negócio.

Nara Honório, assessoria de comunicação
Sandro Zambelli, direção comercial

Com informações de: Comunicação Integrada

Siga a Consulting Blue nas redes sociais @consultingblue
Indique nosso portal de gestão de empresas para seus amigos empreendedores: www.consultingblue.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *