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Blitzcaling, como funciona essa tendência empresarial?

Já ouviu falar em Blitzscaling? Em tradução livre é um conceito de gestão em escalada.
O tema foi cunhado pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, no livro: Blitzscaling, o caminho mais rápido para construir negócios extremamente valiosos; em inglês: The Light Fast Test Companies, de 2018.

O conceito desenvolvido no livro explica o crescimento absurdo de empresas como Amazon Google e Netflix só para começar.

Como funciona a estratégia blitzcaling? 

A estratégia do Blitzcaling implanta diversas técnicas de gestão, que visam um crescimento extraordinário, se contrapondo ao crescimento natural dos concorrentes.

O conceito já circula no meio corporativo há muito tempo.

Para escrever o livro Hoffman se inspirou no blitzkrieg ou ataque relâmpago, não no blitzkrieg da banda Ramones, mas em uma estratégia militar que o exército alemão utilizou para dominar diversos territórios inimigos durante a segunda guerra mundial.

O livro fala sobre a história de empresas do Vale do Silício que costumar ter uma trajetória parecida:

1 Os CEOs descobrem uma oportunidade incrível

2 Saem da escola, universidade

3 Montam um time pequeno

4 Constroem uma empresa de garagem

5 Obtém investimentos para mudar o mundo…

Mas essa não é a trajetória completa e as coisas não precisam acontecer de forma tão linear assim.

Muitos empreendedores tentam implantar a estratégia de blitzcaling, mas poucas conseguem manter-se firmes frente a tantas mudanças globais e governamentais.

Quais as principais técnicas do blitzscaling?

Número 1 – Se arriscar

Em situações que outros empresários evitariam

Número 2 – Se anteceder

Errar não é um problema, a Consulting Blue sempre fala sobre isso, mas demorar para detectar e corrigir falhas pode ser decisivo para muitos negócios.

Número 3 – Foco em geração de empregos

A tendência dos grandes negócios é sempre focar em um negócio escalável e gerador de empregos.

No entanto, o grande desafio do blitzcaling é a mudança constante das coisas; nos anos 1980 ou 90 seria mais fácil se anteceder a transformações e mudanças globais e tecnológicas, mas ultimamente é preciso estar cada vez mais conectado e informado a uma velocidade supersônica.

Dessa forma o empresário e empreendedor consegue reconhecer oportunidades de escalabilidade de negócio, de acordo com Reis Hoffmann existem cinco fases para atingir sucesso nessa escalada relâmpago:

 1 – Família

2 – Tribo

3 – Vila

4 – Cidade

5 – Nação

Cada um dos estágios possui necessidades diferentes para alcançar o próximo nível.

No estágio familiar a empresa está estruturada e desenvolve seus produtos, além da proposta de valor social, nesta etapa existe a necessidade de manter-se viável e competitivo.

A fase da tribo busca captar recursos e investimentos para a expansão do negócio e procura pular para a escalada, para isso contrata novos funcionários e foca na melhoria dos processos internos.

Na fase cidade são criados novos produtos com novas propostas e novas soluções.

Quando a empresa alcança o nível de nação, enfrenta o desafio de implantar e alinhar a missão visão e valores da empresa a nível global.

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação, Consulting Blue

Sandro Zambelli, Direção Comercial, Consulting Blue

  

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