E-Commerce: principais conceitos de Supply Chain

Um dos principais conflitos de donos de E-commerce é a gestão de estoque, tornando necessária a criação de estratégias para conduzir a cadeia de mantimentos ou supply chain de forma utilizável e circular.

O Supply Chain nada mais é que a Cadeia de Suprimentos, ou seja, a gestão desde a compra da matéria prima, a produção e entrega ao cliente, é todo o ciclo do produto e seu planejamento.

O processo representa um dos investimentos com maior peso nas PMEs e StartUps. Sua implantação depende de diversas mudanças na organização, assim como o direcionamento dos recursos e atividades da empresa.

Nessa etapa são considerados os custos relacionados a gestão dos fornecedores, custos com logística, queda de vendas ocasionados pelo atraso da supply chain, níveis de estoque alto durante períodos de baixa demanda.
Logo pensar em supply chain significa pensar nos principais processos e fornecedores:

Conheça algumas modalidades de fornecimento para facilitar o supply chain


Drop Shipping – o drop shipping é encarregado por transferir os pedidos dos clientes para outra empresa, que executa toda a logística no nome da sua marca.

Product Sourcing – esse conceito se restringe a terceirização de produtos, ou facilitação do processo de venda de produtos de terceiros que podem complementar os próprios serviços da empresa ou converter clientes.

Wholesale Suppliers – o terceiro elemento principal do supply chain é responsável pelo fornecimento dos produtos a preço de atacado pela fábrica.

Qual a importância de entender e respeitar o processo
Conhecer e saber gerir a supply chain tornando-a eficiente ajuda a construir ótimas parcerias, desenvolve as operações e aumenta o nível de satisfação dos consumidores.

Não importa se o seu supply chain ocorre via indústria, varejo ou e-commerce, aprimorar os processos da sua gestão empresarial é o primeiro passo para criar margens de lucros e poder ter mais confiança para planejar e expandir o negócio.

Como está o relacionamento da sua empresa com os seus fornecedores e distribuidores?
Você também pode sugerir novos conteúdos comentando a publicação.

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos.

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Participe do nosso grupo exclusivo no Telegram aqui!
Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Você também pode gostar destes artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *