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Barbie produto? Analisamos a estratégia empresarial

Barbie - Análise Consulting Blue

A boneca Barbie, de 64 anos, foi “relançada” essa semana. Ela voltou humanizada a partir da concepção e universo da empresária Ruth Handler, co-fundadora da Mattel, pela perspectiva da diretora Greta Gerwig e no corpo da atriz Margot Robbie.

A boneca mais famosa do momento, lançada em 9 de março de 1959, surgiu através de uma observação de quase 70 anos atrás.

Na ocasião a filha de Ruth, Barbara, brincava com bonecas de papel que representavam adultos.

Enxergando esse universo, Ruth Handler percebeu uma lacuna no mercado de brinquedos da época, que se concentrava principalmente em bonecas bebês ou bonecas com temáticas infantis ou brinquedos específicos para meninos.

Produto Barbie, sucesso no lançamento, sucesso 64 anos depois, como?

1º Definição de ICP: Crianças

Ao observar sua filha Barbara e outras crianças, a empresária percebeu que elas estavam interessadas em brincar de simulação de vida adulta.

As bonecas bebês não tinham essas aspirações e também não simulavam as inúmeras possibilidades desse universo.

2º A Construção de uma nova mulher: autônoma e multiprofissional

A década de 1950 foi marcada por uma cultura de massa que buscava modificações na construção social, entre as grandes causas na mesa, o movimento feminista. A Barbie simbolizava essa mulher pós moderna.

3º Quase ninguém foge do sonho de ser adulto…

Uma boneca para imaginar infinitos mundos possíveis.

Ruth percebeu na necessidade de projeção de futuro das crianças, e materializou diversas necessidades para essas realidades, roupas da época, cenários adultos, casa, carro.

As aventuras da Barbie dependiam e ainda dependem de apenas um combustor: a imaginação infantil.

4º A descoberta do plástico

Na época, a Mattel enfrentava concorrência acirrada de outras empresas de brinquedos.

A introdução do plástico como matéria prima era uma tecnologia desafiadora, com espaço para ressignificar a atratividade dos brinquedos.

5º Mercado Barbiecore, das prateleiras para os projetores cinematográficos

O remarketing da Barbie já superou bilheterias famosas, como Batman e Animais Fantásticos do universo Harry Potter.

Essa é a maior pré-venda da Warner no mercado nacional. Para a Mattel, o remarketing tem projeção de US$ 1 bilhão até o final de 2023.

Com infos: G1 I CNN Brasil I A Odisseia

 

Como sua empresa têm observado obstáculos socioeconômicos e novas tecnologias?

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