Já ouviu falar em Blitzscaling? Em tradução livre é um conceito de gestão em escalada.
O tema foi cunhado pelo fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, no livro: Blitzscaling, o caminho mais rápido para construir negócios extremamente valiosos; em inglês: The Light Fast Test Companies, de 2018.
O conceito desenvolvido no livro explica o crescimento absurdo de empresas como Amazon Google e Netflix só para começar.
Como funciona a estratégia blitzcaling?
A estratégia do Blitzcaling implanta diversas técnicas de gestão, que visam um crescimento extraordinário, se contrapondo ao crescimento natural dos concorrentes.
O conceito já circula no meio corporativo há muito tempo.
Para escrever o livro Hoffman se inspirou no blitzkrieg ou ataque relâmpago, não no blitzkrieg da banda Ramones, mas em uma estratégia militar que o exército alemão utilizou para dominar diversos territórios inimigos durante a segunda guerra mundial.
O livro fala sobre a história de empresas do Vale do Silício que costumar ter uma trajetória parecida:
1 Os CEOs descobrem uma oportunidade incrível
2 Saem da escola, universidade
3 Montam um time pequeno
4 Constroem uma empresa de garagem
5 Obtém investimentos para mudar o mundo…
Mas essa não é a trajetória completa e as coisas não precisam acontecer de forma tão linear assim.
Muitos empreendedores tentam implantar a estratégia de blitzcaling, mas poucas conseguem manter-se firmes frente a tantas mudanças globais e governamentais.
Quais as principais técnicas do blitzscaling?
Número 1 – Se arriscar
Em situações que outros empresários evitariam
Número 2 – Se anteceder
Errar não é um problema, a Consulting Blue sempre fala sobre isso, mas demorar para detectar e corrigir falhas pode ser decisivo para muitos negócios.
Número 3 – Foco em geração de empregos
A tendência dos grandes negócios é sempre focar em um negócio escalável e gerador de empregos.
No entanto, o grande desafio do blitzcaling é a mudança constante das coisas; nos anos 1980 ou 90 seria mais fácil se anteceder a transformações e mudanças globais e tecnológicas, mas ultimamente é preciso estar cada vez mais conectado e informado a uma velocidade supersônica.
Dessa forma o empresário e empreendedor consegue reconhecer oportunidades de escalabilidade de negócio, de acordo com Reis Hoffmann existem cinco fases para atingir sucesso nessa escalada relâmpago:
1 – Família
2 – Tribo
3 – Vila
4 – Cidade
5 – Nação
Cada um dos estágios possui necessidades diferentes para alcançar o próximo nível.
No estágio familiar a empresa está estruturada e desenvolve seus produtos, além da proposta de valor social, nesta etapa existe a necessidade de manter-se viável e competitivo.
A fase da tribo busca captar recursos e investimentos para a expansão do negócio e procura pular para a escalada, para isso contrata novos funcionários e foca na melhoria dos processos internos.
Na fase cidade são criados novos produtos com novas propostas e novas soluções.
Quando a empresa alcança o nível de nação, enfrenta o desafio de implantar e alinhar a missão visão e valores da empresa a nível global.
Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!
Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!
Nara Honório, Assessoria de Comunicação, Consulting Blue
Sandro Zambelli, Direção Comercial, Consulting Blue
Você pode gostar de ler:
Como elaborar um plano de negócio de sucesso
Qual a “Taxa de Churn” do seu negócio? Como saber e como usar