pexels-fauxels-3183150

3 dicas infalíveis para criar disciplina e obediência aos processos em sua equipe

[vc_row][vc_column][vc_column_text] Confira 3 dicas infalíveis para comandar uma equipe que todo líder deveria aplicar:

Um grande problema, comum em 99,9% das empresas, é a dificuldade em controlar e disciplinar as pessoas. Sejam elas integrantes de uma equipe de vendas ou mesmo a turma da fábrica. Temos muitas vezes a sensação que as pessoas parecem que não sabem o que devem fazer ou simplesmente fingem não saber e desta forma não rendem o suficiente. Confira abaixo 3 dicas infalíveis p/ comandar uma equipe que todo líder deveria aplicar:

  • Ter um funcionograma divulgado: Um funcionograma nada mais é que um organograma junto com um resumo das principais atribuições de cada membro da equipe. Quando se desenha um funcionograma, descobrimos coisas interessantes: pessoas sem chefe, pessoas com mais de um chefe, atribuições sem dono e atribuições com mais de 1 dono, o famoso cachorro de 2 donos. O objetivo do funcionograma é resolver estes problemas e assim melhorar a comunicação, recomendamos sempre criar uma reunião para apresentar a todos juntos e assim não criar desentendidos.
  • Atribuições e metas bem definidas: Cada pessoa dentro da empresa precisa ter sua descrição de cargo bem clara e combinada, ou seja, ela precisa saber exatamente tudo que é de sua responsabilidade, além disso o ideal é junto combinar as metas pelo menos trimestralmente, desta forma não teremos ninguém perdido na empresa ou sem saber ao certo quais são suas funções e objetivos dentro da empresa.
  • Acompanhamento sistêmico: Uma vez combinada a hierarquia, as atribuições e as metas, agora é hora de acompanhar pelo menos uma vez por semana sua equipe, para saber o andamento do trabalho de cada um, o nível de atingimento das metas e as principais dificuldades. Aconselhamos a criar uma reunião sistêmica com Ata, data, hora e local fixo, recomendamos também separar as reuniões por equipe de líderes para melhor aproveitamento. Nestas reuniões deve-se sempre anotar as pendências e tudo que for combinado para na próxima reunião verificar se cada um cumpriu com sua parte, criando assim um ciclo virtuoso na gestão.

Aplicando essas dicas temos certeza que a comunicação e a produtividade das pessoas e das equipes de trabalho vão melhorar muito, nos tempos atuais temos que valorizar as pessoas e nada mais valioso que investir tempo e recursos neste assunto. Deixamos somente um alerta para tomar bastante cuidado para não engessar pessoas altamente criativas, estes perfis geralmente não se adaptam bem a grandes controles e vigilância de suas atividades, cuidado para não perder talentos, o ideal é dosar a intensidade do monitoramento conforme o perfil de cada um.

Se gostou da matéria e ainda precisa de ajuda para mudar o rumo da sua empresa nós podemos te ajudar, procure a Consulting Blue, temos soluções em consultoria na área Comercial, Financeira e Operacional para todos os portes e segmentos de empresas. Acesse nosso site e saiba mais: consultingblue.com.br

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*