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Gestão de Pessoas, fator competitivo para empresários

Gestão de pessoas como fator competitivo para empresas

Nesse artigo você aprenderá a melhorar sua gestão de pessoas, fundamental para melhorar a motivação, a comunicação na empresa e ganhar mais produtividade! Você encontrará também algumas ferramentas gratuitas para ajudar sua empresa!

1º O que realmente é a Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas, também conhecida como gestão de recursos humanos, é uma área crucial para o sucesso de qualquer empresa. 

Ela envolve a gestão de todas as atividades relacionadas aos colaboradores da empresa.

Da contratação até a demissão, passando por treinamentos, desenvolvimento de carreira, remuneração, monitoramento e orientação, relações trabalhistas e muito mais.

Uma boa gestão de pessoas é fundamental para garantir que a empresa tenha um quadro de funcionários motivado, comprometido e bem treinado. 

Isso, por sua vez, pode ter um impacto positivo direto na produtividade e rentabilidade da empresa. 

Além disso, uma gestão de pessoas eficiente pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e agradável.

O que por sua vez pode atrair e reter talentos, diminuir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários e ainda aumentar o nível de compromisso e satisfação dos colaboradores.

Não é à toa que todos os anos, no hall das melhores empresas para trabalhar da América do Sul e Norte, empresas como Ambev, Nubank, Google, Amazon, Itaú, Globo, Bradesco, que são campeãs na atração, retenção e desenvolvimento de seus talentos.

10 empresas mais desejadas entre colaboradores

Recém formados, gerentes plenos, sêniores e até entre quem já exerce cargo de presidência em outras empresas gostaria de trabalhar nelas:

1º Google

2º Ambev      

3º Globo

4º Itaú

5º Vale

6º Bradesco

7º Nubank

8º Nestlé

9º Amazon

10º Natura

O ranking é da pesquisa da Cia de Talentos divulgada em 2022, feita com 117.693 mil entrevistados de todo o Brasil.

Os 7 pilares fundamentais da Gestão de Pessoas

Conversar e conectar a expertise de pessoas de diversas gerações é um dos maiores desafios da gestão de pessoas. 

Isso porque cada vez mais as gerações X, Y e Z se convergem no mercado de trabalho e na maioria das vezes as empresas deixam ao encargo do RH a gestão de alguns conflitos, mas e quem não tem RH, e quando o RH é o próprio empresário?

Uma das maneiras mais simples de resolver esse problema, é através da implantação simples de um modelo de gestão de pessoas eficiente.

Um modelo eficiente e rápido, capaz de trazer resultados em curto, médio e longo prazo, pode ser obtido com os 7 Pilares da Consulting Blue para a Gestão de Pessoas. 

E não vamos ficar só na teoria aqui nesta matéria, vamos te fornecer os principais modelos grátis para te ajudar a organizar sua gestão de pessoas.

Aqui na Consulting Blue o processo de gestão de pessoas está englobado em 7 pilares estratégicos, implantados tanto entre a nossa equipe, quanto com os empresários que nos procuram para aprender a gerenciar e estruturar seus negócios, sendo eles:

1º Organogramas 

O organograma, que é uma representação gráfica de departamentos, cargos e hierarquias, que pode ser usado como ferramenta de gerenciamento para ajudar a visualizar a estrutura da empresa e a comunicação entre os diferentes níveis da organização.

Apesar de parecer um simples desenho é o organograma que nos ajuda a planejar as atividades e cargos na empresa.

Problemas comuns em organograma: 

Atividades com dois donos ou pior, sem dono nenhum; 

Pessoas com hierarquias mal definidas, sem chefe ou respondendo para duas ou mais pessoas.

Esses são alguns dos problemas que são identificados e corrigidos através dos organogramas, o fato é que ninguém pode ter dúvidas de suas tarefas e das hierarquias da empresa.

Precisa de um organograma modelo? 

No final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!

2º Descrição de Cargos

A descrição de cargos é um documento que especifica as responsabilidades, requisitos e autoridade de cada cargo dentro da empresa. 

Ele é usado para orientar os funcionários sobre suas atribuições, rotinas e metas e também para ajudar na contratação de novos funcionários, já que será possível identificar as habilidades necessárias para assumir o cargo.

Aqui na Consulting Blue trabalhamos com um modelo mais evoluído que a descrição de cargo comum: o ARM – Atribuições, Rotinas e Metas.

Existem 4 blocos fundamentais nos ARMs:

1º A Atribuições: são todas as responsabilidades do cargo descritas de forma detalhada;

2º As Rotinas: aquelas que devem ser cumpridas por outra pessoa caso o dono destas tarefas se ausente, neste bloco se insere o que não se pode esquecer de jeito algum;

3º As Metas: todas as pessoas em uma empresa deve ter metas, desde a faxineira, do empacotador até o diretor;

4º Assinatura e revisão: o colaborador assina e toma ciência de seu cargo, sugerimos revisões trimestrais principalmente por conta das metas.

Precisa de um modelo de ARMs? 

No final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!

3º Metas

Ter metas é importante para qualquer empresa ou pessoa, pois ajuda a estabelecer objetivos claros e definidos, a planejar ações para alcançá-los e a medir o progresso e o sucesso. 

Isso também pode aumentar a motivação e o comprometimento das pessoas, pois elas sabem exatamente o que esperar e o que é necessário para alcançar o sucesso.

No contexto da gestão de pessoas, ter metas para os funcionários é ainda mais importante. 

Isso permite que a empresa tenha uma visão clara do que espera dos colaboradores e como eles podem contribuir para os objetivos da empresa. 

Além disso, as metas podem ajudar os funcionários a desenvolver suas carreiras e a serem mais produtivos, pois eles sabem exatamente o que precisam fazer para crescer e progredir na empresa.

Para estabelecer metas eficazes para os funcionários, é importante seguir algumas boas práticas de gestão:

    • Defina metas claras e mensuráveis: as metas devem ser claras e fáceis de entender, e devem incluir um prazo para serem alcançadas. 

Além disso, devem ser mensuráveis, ou seja, deve ser possível medir o progresso e o sucesso de cada meta.

    • Envolva os funcionários no processo: os funcionários devem ser envolvidos no processo de definição de metas, pois isso pode aumentar a motivação e o comprometimento deles.
    • Seja realista: as metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis de serem alcançadas. 

Se forem muito difíceis, podem desmotivar os funcionários; se forem muito fáceis, podem parecer pouco importantes.

    • Faça um acompanhamento regular: é importante acompanhar o progresso dos funcionários em relação às metas estabelecidas. 

Isso pode ser feito por meio de reuniões periódicas ou de relatórios de desempenho.

Como mensurar essas metas e resultados na Gestão de Pessoas?

É por isso que é tão importante estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) específicos que possam ser usados para medir o progresso em relação às metas, não só no caso da gestão de pessoas, existem KPIs para acompanhar e mensurar diversos tipos de resultados. 

Se a sua empresa precisa implantar indicadores (KPIs) e metas, sugiro ler nossa matéria que fala sobre o assunto e também te oferece ferramentas grátis!

4º Meritocracia

Enquanto isso, a meritocracia empresarial é um sistema de recompensa e promoção baseado no mérito, basicamente.

Nesse modelo, os funcionários são recompensados e promovidos com base em suas habilidades, conhecimentos e desempenho no trabalho, em vez de fatores como relacionamentos pessoais, filiação política, preferência pessoal ou métodos duvidosos de avaliação.

Mas para que esse sistema seja efetivo, é importante definir critérios claros; implantar avaliações de desempenho; oferecer apoio na busca das metas, evitar favoritismos e implantar a transparência, tanto nos processos como na comunicação assertiva.

Um método bem eficiente é aplicar algumas metas como fator de remuneração.

Sugerimos no mínimo 3 metas para cada pessoa, uma do desempenho geral da empresa, uma de produtividade e uma de qualidade do trabalho.

Por exemplo:

Uma faxineira pode ter uma meta de quantidade de metros limpos por semana e uma nota de avaliação do pessoal quanto a sua limpeza.

Um vendedor por ter uma meta de quantidade de visitas, de vendas e descontos concedidos.

É importante colocar uma meta global da empresa, como faturamento total ou lucro da empresa, pois neste caso, se a empresa vai mal todos perdem com isso e se vai bem todos ganham!

Lembrando que para ter metas é necessário ter indicadores (ou KPIs) e no tópico anterior deixamos o link de uma outra matéria para te ajudar nisso.

Precisa de um modelo de remuneração variável / meritocracia? 

Temos uma excelente ferramenta que te ajuda inclusive a estabelecer pesos por tipo de meta, no final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!

5º Rituais de gestão

O ritual de gestão é o momento onde o gestor exerce sua liderança de fato!

Os rituais de gestão são atividades rotineiras e repetitivas que são realizadas pelos gestores ou líderes de uma empresa com o objetivo de gerenciar o dia a dia da organização. 

Eles podem incluir reuniões periódicas, relatórios de desempenho, avaliações de desempenho, treinamentos, entre outras atividades.

Os rituais de gestão são importantes porque ajudam a manter a organização focada nos objetivos e metas estabelecidos.

Eles também são a garantia de que as tarefas e responsabilidades estejam sendo cumpridas de maneira eficiente, identificar problemas e oportunidades de melhoria e promover o desenvolvimento e crescimento dos funcionários.

Pré requisitos para um bom ritual de gestão:

1 – Dia e hora fixos: ninguém pode faltar alegando que tinha outro compromisso (Ex: toda segunda às 9h e duração de 30min a 1h)

2 – Ter uma ata: anotar tudo que fica combinado para nada ser esquecido ou ficar mal entendido

3 – Foco em resultados: não usar a reunião para resolver problemas complexos, os problemas são infinitos, nesta reunião focar nos indicadores mais importantes para cada caso e nas pendências que atrapalham a performance.

4 – Todos na empresa participam de alguma: os rituais são divididos por área, por equipe ou por cargos. 

Ex: o dono da empresa tem ritual de gestão com seu Gerente Financeiro e outra com o Gerente Comercial, os gerentes têm o ritual com suas equipes e assim se cascateia por toda empresa.

6º PLR e Partnership

PLR e partnership são duas estratégias diferentes que podem ser usadas para promover a colaboração, a motivação e o sucesso das empresas.

PLR (Participação nos Lucros e Resultados) 

Recompensa os funcionários com uma parte dos lucros da empresa. 

Pode ser usado como uma maneira de incentivar os funcionários a trabalhar mais eficientemente e a contribuir para o sucesso da empresa. 

Para implementar um programa de PLR, é importante definir os critérios para a distribuição dos lucros e comunicar claramente os detalhes e condições do programa para a equipe.

Assim como cada equipe ou pessoa pode contribuir para aumentar o lucro da empresa e consequentemente aumentar seus ganhos.

Partnership 

O Partnership é uma técnica muito utilizada por empresas de tecnologia e pelas gigantes do mercado, que consiste em convidar para sócio aquele colaborador imperdível.

Para fazer um partnership bem-sucedido, é importante estabelecer objetivos claros, estabelecer um acordo de sociedade detalhado e manter uma comunicação aberta e transparente entre os envolvidos.

Se o objetivo da empresa é unir forças com gente que realmente faz a diferença, essa pode ser uma boa opção para reter aqueles colaboradores imperdíveis.

Quem convidar para sócio?

Alguns comportamentos nos indicam as pessoas certas que podem ser convidadas a sócio da sua empresa, desta forma leve em consideração o gráfico de cultura x performance e os interesses dos atuais sócios

A Cultura é o conjunto de valores e comportamentos aceitos na empresa.

Enquanto a Performance é a capacidade de entrega de resultados.

Desta forma pessoas que entregam resultados e possuem uma excelente adequação a cultura da empresa, são aquelas que devemos avaliar fazer o convite para o modelo de partnership.   

Neste modelo se vende um percentual da sociedade a este convidado e ele paga com os próprios lucros que obteria ou com parte deles, podendo também já embolsar uma parte disso. 

Existem algumas formas diferentes de se fazer esse processo e ele deve ser ajustado conforme interesse dos atuais sócios, porém é importante um porta de saída caso o novo sócio pare de contribuir para a sociedade ou deixe de trazer performance.

7º Treinamento e desenvolvimento

Os Treinamentos são importantes para os funcionários porque podem ajudá-los a desenvolver novas habilidades, aumentar sua eficiência no trabalho e aumentar sua satisfação no emprego ou ajudando a ter mais qualidade de vida e saúde mental.

Também pode ajudar a empresa a se manter atualizada com as últimas tendências e práticas, o que pode ser benéfico para a competitividade da empresa no mercado. 

Além disso, treinamentos podem ajudar a promover a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho, fornecendo aos funcionários a oportunidade de aprender sobre perspectivas e experiências diferentes. 

Criar um cronograma anual de treinamentos técnicos, comportamentais e gerenciais sempre são ótimos investimentos, isso deve fazer parte das atividades da empresas que quer se destacar em seu mercado e reter talentos. 

Agora se você quer ir direto ao ponto, pode conversar com nossos especialistas!

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