Blog

“Phygital”, o modelo de negócios na Era Digital

O phygital é uma ótima estratégia de marketing! Isso por que migrar para o digital não é apenas disponibilizar seus serviços e produtos via internet, criando só mais uma loja virtual perdida em uma imensa rede de dados, seu negócio precisa ocupar diversos espaços.

Estamos falando de phygital ou fígital, um modelo de negócios híbrido que torna acessível tanto o contato físico quanto o digital da empresa a clientes e colaboradores. Com ele, o fator humano de uma organização é estimulado a manter essa interação dicotômica.

No entanto o phygital se relaciona com a experiência do usuário e por consequência como a imagem dessa empresa é consolidada para o seu público. Por isso o phygital também está associado a uma experiência sensorial.

Phygital X AIDA

E sobre experiência sensorial, o AIDA um modelo de comunicação de 1889 já entendia muito bem. AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação e representa aspectos que devem ser considerados para captar e reter a atenção de determinado público, despertando o interesse e a aceitação de um produto final.

Mas enquanto o AIDA é um modelo de comunicação, o phygital é um modelo de negócio, que se relaciona com o AIDA, todavia possui um propósito muito maior, que vai além de apenas encantar, mas registrar a presença de uma marca ou empresa fidelizando clientes e prospectando outros através dessa  interação.

Exemplos de phygital de sucesso

Grandes exemplos de inovação desse modelo no Brasil são o Museu do Futebol em São Paulo e o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro. Ambas as instalações permitem uma experiência de imersão digital completa para o usuário.

Mas você não precisa sair por aí investindo milhões na compra de totens na Avenida Paulista ou construindo um Novo Museu do Amanhã para que seus clientes interajam com você fisicamente ou digitalmente.

Como implantar esse modelo de atração?

O ponto é conhecer seu público alvo e se conectar com ele através de uma experiência para que sua marca seja lembrada e o mais importante, indicada. A forma como você pode implantar uma experiência sensorial na sua empresa depende muito do seu segmento.

Há varejistas de artigos femininos no Instagram, por exemplo, que apostam no capricho do envio do produto ao cliente, borrifando um aroma que carimba a marca no inconsciente do comprador.

Assim como existem músicos que capricham no envio de um Press Kit de lançamento de CD, escrevendo cartas à mão para um público pré-venda.

Essas experiências, também conhecidas como envio de “mimos” para o cliente, geram feedbacks positivos e conteúdos relevantes de publicidade e marketing para uma marca.

Para adotar o modelo phygital é preciso planejamento. Se preparar o máximo possível para se adaptar à transformação digital que o futuro vislumbra. Esse planejamento garantirá o sucesso e a sobrevivência das empresas.

Visite outros conteúdos empresariais!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.