Mas o que é benchmarking? Já ouviu falar?
O objetivo dessa técnica é melhorar o nível de competitividade entre negócios.
A tradução de benchmarking equivale a um ponto de referência, ou seja, é um processo estratégico que reúne o máximo de dados das empresas selecionadas, para comparar e obter um desempenho mais atrativo para o seu negócio.
Ou seja, o objetivo deste levantamento é analisar o desempenho da sua empresa frente aos concorrentes.
É nesse momento que entra em ação uma análise aprofundada do mercado para traçar o próprio perfil da empresa, e das outras para encontrar novas formas de atuar e expandir.
Por onde começar a estruturar um benchmarking
A melhor forma de analisar esses resultados internamente é através de métricas e indicadores de performance, chegamos a falar deles várias vezes, no mundo corporativo ele é definido como Key Performance Indicator (KPIs).
Esses indicadores são o ponto de partida para compreender os próprios resultados baseados nos resultados da concorrência.
Essa seria a melhor maneira de melhorar a estratégia comercial, operacional, de gestão de pessoas ou financeira, de acordo com a demanda do negócio.
Mas não é só sair por aí coletando dados e mais dados, apontando e comparando, mas não chegando a lugar nenhum.
Existem tipos onde o benchmarking pode ser enquadrado:
Estratégia de acordo com a sua necessidade
Genérico: esse formato é usado para comparar processos de empresas com viés muito parecido. Através dele é possível identificar facilmente pontos que precisam de melhorias.
Interno: essa análise é responsável pelo monitoramento de determinados setores na empresa podendo ser o setor de logística financeiro ou comercial por exemplo.
Cooperação: o modelo de cooperação ocorre entre duas empresas que identificaram sucesso em uma determinada estratégia e juntas compartilham esses cases de sucesso para crescerem de forma parecida mesmo que em caminhos diferentes.
Funcional: o modelo funcional mira em um departamento específico.
Define qual precisa receber maior atenção independente da comparação com algum outro modelo de negócio, a exemplo da gestão financeira que independente da empresa precisa funcionar integralmente.
Competitivo: o benchmarking competitivo analisa toda a concorrência, para isso capta todas as informações possíveis e disponíveis da empresa estudada para estar à altura pela disputa dos mesmos clientes.
O que você precisa saber antes de começar seu benchmarking
No entanto antes de começar a estruturar seu benchmarking é importante definir quantos concorrentes serão monitorados, o indicado é que sejam pelo menos três.
Outro ponto importante é que sejam definidos quais os indicadores usados como análise, a ideia é que sejam analisados principais indicadores de performance que precisam ser melhorados.
Levante o máximo de informações possíveis do seu negócio e dos negócios comparados, feito isso analise os pontos positivos e negativos e estruture ações que foram proveitosas ou não dos dois lados.
Importante:
Os dados captados para essa análise de benchmarking precisam atender a algumas exigências como:
Caráter de legalidade, os meios de obtenção dessas informações precisam ser lícitos e de comum acordo.
Troca equivalente de informações, reforçando a parceria entre os negócios.
Confidencialidade, esses dados precisam ser tratados de forma confidencial e o colaborador responsável pela sua compilação e análise também precisa ser de total confiança para garantir o sigilo das informações.
Por último todas essas informações precisam ser aproveitadas o máximo possível para potencializar os resultados da empresa e consertar falhas de processo e de gestão.
Em outras palavras ou benchmarking é uma análise de mercado muito mais aprofundada e estratégica.
Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito da sua empresa aqui!
Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!
Nara Honório, Assessoria de Comunicação, Consulting Blue
Sandro Zambelli, CEO, Direção Comercial, Consulting Blue