A pandemia impactou muitos negócios. De acordo com dados divulgados pelo Mapa de Empresas do governo federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, cerca de 484 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020.
No entanto, houve abertura de mais de 1,2 mi negócios, durante o mesmo período de 2021. Este mesmo número ainda expressou uma queda de 15% se comparado com os mais de 1.420.782 mi de negócios abertos durante o 2º quadrimestre do ano passado.
Veja a tabela comparativa dos últimos 10 anos, segundo o gov.br:
A mesma fonte também aponta quais foram os segmentos mais impactados, também na tabela, abaixo:
Por que tantas empresas fecharam em 2021?
O diretor operacional da Consulting Blue, Fernando Koshiba, aponta que existem algumas possibilidades para a descontinuação dessas empresas, como falta de gestão financeira, comercial, operacional, além de alinhamento de resultados e metas entre departamentos.
Além disso, a maioria dos negócios estagna ou falha na estruturação de objetivos e metas, exatamente por não considerarem todos os processos envolvidos na gestão ou por não terem noção de gestão e crescimento.
Estratégias para sobreviver
Com o início da pandemia, 94% das empresas optaram apenas por estratégias de marketing para continuarem vendendo, conforme mostrou a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, feita pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, Vendas B2B e o Mundo do Marketing.
Ainda assim, não existe fórmula mágica para as empresas manterem as portas abertas.
Porém, existem caminhos possíveis e aprimoramentos constantes que podem ser implantados por meio da Gestão Empresarial.
Gestão Empresarial
Você sabe o que é Gestão Empresarial?
Gestão Empresarial é a ciência de controlar uma empresa e garantir sua perenidade no tempo, com crescimento e lucros saudáveis. Para isso, a Gestão Empresarial controla todos os departamentos da empresa, as pessoas e monitora o mercado e suas tendências.
Uma das principais habilidades de um gestor empresarial é a análise estratégica de indicadores e dados que facilitam a tomada de decisões rápidas e de grande impacto.
Além disso, um gestor empresarial possui conhecimentos em vendas, marketing, finanças, gestão de pessoas e na operação do negócio.
Essas habilidades, é claro, facilitam tanto no desenvolvimento de estratégias quanto nos ajustes dos processos da empresa.
É válido ressaltar que a gestão empresarial foca em 10 frentes:
- Planejamento e estratégia;
- Definição de metas;
- Gestão financeira;
- Gestão comercial e de marketing;
- Gestão operacional;
- Melhoria de processos;
- Precificação estratégica;
- Gestão de pessoas e meritocracia;
- Rituais de gestão em toda empresa;
- Tecnologia e inovação.
Marketing Digital
Atualmente, apenas vender mais ou ter um bom marketing digital não é mais suficiente. Existem diversas travas que podem impedir uma empresa de crescer.
Um erro clássico é acreditar que vender mais pode resolver todos os problemas de uma empresa. Porém, isso nem sempre é verdade. Muitas vezes, vender mais pode trazer mais prejuízos caso a empresa não realize vendas saudáveis ou mesmo não possua um controle de custos e despesas.
“Tapar o sol com a peneira” também é outro erro comum entre os empresários que acreditam que os problemas irão se resolver, e os colaboradores vão dar um jeito nas coisas que não funcionam bem na empresa.
Por isso, contar com processos bem definidos, indicadores, rituais de gestão e metas podem aumentar drasticamente as chances de sucesso de uma empresa.
Consulting Blue
Independentemente do tamanho ou do ramo de atuação da sua empresa, saiba que você pode contar conosco para melhorar seus resultados e sua gestão. Na Consulting Blue, você conta com um time especializado e preparado para te ajudar.