Nesse artigo você aprenderá a melhorar sua gestão de pessoas, fundamental para melhorar a motivação, a comunicação na empresa e ganhar mais produtividade! Você encontrará também algumas ferramentas gratuitas para ajudar sua empresa!
1º O que realmente é a Gestão de Pessoas?
A gestão de pessoas, também conhecida como gestão de recursos humanos, é uma área crucial para o sucesso de qualquer empresa.
Ela envolve a gestão de todas as atividades relacionadas aos colaboradores da empresa.
Da contratação até a demissão, passando por treinamentos, desenvolvimento de carreira, remuneração, monitoramento e orientação, relações trabalhistas e muito mais.
Uma boa gestão de pessoas é fundamental para garantir que a empresa tenha um quadro de funcionários motivado, comprometido e bem treinado.
Isso, por sua vez, pode ter um impacto positivo direto na produtividade e rentabilidade da empresa.
Além disso, uma gestão de pessoas eficiente pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e agradável.
O que por sua vez pode atrair e reter talentos, diminuir o absenteísmo e a rotatividade de funcionários e ainda aumentar o nível de compromisso e satisfação dos colaboradores.
Não é à toa que todos os anos, no hall das melhores empresas para trabalhar da América do Sul e Norte, empresas como Ambev, Nubank, Google, Amazon, Itaú, Globo, Bradesco, que são campeãs na atração, retenção e desenvolvimento de seus talentos.
10 empresas mais desejadas entre colaboradores
Recém formados, gerentes plenos, sêniores e até entre quem já exerce cargo de presidência em outras empresas gostaria de trabalhar nelas:
1º Google
2º Ambev
3º Globo
4º Itaú
5º Vale
6º Bradesco
7º Nubank
8º Nestlé
9º Amazon
10º Natura
O ranking é da pesquisa da Cia de Talentos divulgada em 2022, feita com 117.693 mil entrevistados de todo o Brasil.
Os 7 pilares fundamentais da Gestão de Pessoas
Conversar e conectar a expertise de pessoas de diversas gerações é um dos maiores desafios da gestão de pessoas.
Isso porque cada vez mais as gerações X, Y e Z se convergem no mercado de trabalho e na maioria das vezes as empresas deixam ao encargo do RH a gestão de alguns conflitos, mas e quem não tem RH, e quando o RH é o próprio empresário?
Uma das maneiras mais simples de resolver esse problema, é através da implantação simples de um modelo de gestão de pessoas eficiente.
Um modelo eficiente e rápido, capaz de trazer resultados em curto, médio e longo prazo, pode ser obtido com os 7 Pilares da Consulting Blue para a Gestão de Pessoas.
E não vamos ficar só na teoria aqui nesta matéria, vamos te fornecer os principais modelos grátis para te ajudar a organizar sua gestão de pessoas.
Aqui na Consulting Blue o processo de gestão de pessoas está englobado em 7 pilares estratégicos, implantados tanto entre a nossa equipe, quanto com os empresários que nos procuram para aprender a gerenciar e estruturar seus negócios, sendo eles:
1º Organogramas
O organograma, que é uma representação gráfica de departamentos, cargos e hierarquias, que pode ser usado como ferramenta de gerenciamento para ajudar a visualizar a estrutura da empresa e a comunicação entre os diferentes níveis da organização.
Apesar de parecer um simples desenho é o organograma que nos ajuda a planejar as atividades e cargos na empresa.
Problemas comuns em organograma:
Atividades com dois donos ou pior, sem dono nenhum;
Pessoas com hierarquias mal definidas, sem chefe ou respondendo para duas ou mais pessoas.
Esses são alguns dos problemas que são identificados e corrigidos através dos organogramas, o fato é que ninguém pode ter dúvidas de suas tarefas e das hierarquias da empresa.
Precisa de um organograma modelo?
No final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!
2º Descrição de Cargos
A descrição de cargos é um documento que especifica as responsabilidades, requisitos e autoridade de cada cargo dentro da empresa.
Ele é usado para orientar os funcionários sobre suas atribuições, rotinas e metas e também para ajudar na contratação de novos funcionários, já que será possível identificar as habilidades necessárias para assumir o cargo.
Aqui na Consulting Blue trabalhamos com um modelo mais evoluído que a descrição de cargo comum: o ARM – Atribuições, Rotinas e Metas.
Existem 4 blocos fundamentais nos ARMs:
1º A Atribuições: são todas as responsabilidades do cargo descritas de forma detalhada;
2º As Rotinas: aquelas que devem ser cumpridas por outra pessoa caso o dono destas tarefas se ausente, neste bloco se insere o que não se pode esquecer de jeito algum;
3º As Metas: todas as pessoas em uma empresa deve ter metas, desde a faxineira, do empacotador até o diretor;
4º Assinatura e revisão: o colaborador assina e toma ciência de seu cargo, sugerimos revisões trimestrais principalmente por conta das metas.
Precisa de um modelo de ARMs?
No final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!
3º Metas
Ter metas é importante para qualquer empresa ou pessoa, pois ajuda a estabelecer objetivos claros e definidos, a planejar ações para alcançá-los e a medir o progresso e o sucesso.
Isso também pode aumentar a motivação e o comprometimento das pessoas, pois elas sabem exatamente o que esperar e o que é necessário para alcançar o sucesso.
No contexto da gestão de pessoas, ter metas para os funcionários é ainda mais importante.
Isso permite que a empresa tenha uma visão clara do que espera dos colaboradores e como eles podem contribuir para os objetivos da empresa.
Além disso, as metas podem ajudar os funcionários a desenvolver suas carreiras e a serem mais produtivos, pois eles sabem exatamente o que precisam fazer para crescer e progredir na empresa.
Para estabelecer metas eficazes para os funcionários, é importante seguir algumas boas práticas de gestão:
-
- Defina metas claras e mensuráveis: as metas devem ser claras e fáceis de entender, e devem incluir um prazo para serem alcançadas.
Além disso, devem ser mensuráveis, ou seja, deve ser possível medir o progresso e o sucesso de cada meta.
- Envolva os funcionários no processo: os funcionários devem ser envolvidos no processo de definição de metas, pois isso pode aumentar a motivação e o comprometimento deles.
- Seja realista: as metas devem ser desafiadoras, mas não impossíveis de serem alcançadas.
Se forem muito difíceis, podem desmotivar os funcionários; se forem muito fáceis, podem parecer pouco importantes.
- Faça um acompanhamento regular: é importante acompanhar o progresso dos funcionários em relação às metas estabelecidas.
Isso pode ser feito por meio de reuniões periódicas ou de relatórios de desempenho.
Como mensurar essas metas e resultados na Gestão de Pessoas?
É por isso que é tão importante estabelecer indicadores de desempenho (KPIs) específicos que possam ser usados para medir o progresso em relação às metas, não só no caso da gestão de pessoas, existem KPIs para acompanhar e mensurar diversos tipos de resultados.
Se a sua empresa precisa implantar indicadores (KPIs) e metas, sugiro ler nossa matéria que fala sobre o assunto e também te oferece ferramentas grátis!
4º Meritocracia
Enquanto isso, a meritocracia empresarial é um sistema de recompensa e promoção baseado no mérito, basicamente.
Nesse modelo, os funcionários são recompensados e promovidos com base em suas habilidades, conhecimentos e desempenho no trabalho, em vez de fatores como relacionamentos pessoais, filiação política, preferência pessoal ou métodos duvidosos de avaliação.
Mas para que esse sistema seja efetivo, é importante definir critérios claros; implantar avaliações de desempenho; oferecer apoio na busca das metas, evitar favoritismos e implantar a transparência, tanto nos processos como na comunicação assertiva.
Um método bem eficiente é aplicar algumas metas como fator de remuneração.
Sugerimos no mínimo 3 metas para cada pessoa, uma do desempenho geral da empresa, uma de produtividade e uma de qualidade do trabalho.
Por exemplo:
Uma faxineira pode ter uma meta de quantidade de metros limpos por semana e uma nota de avaliação do pessoal quanto a sua limpeza.
Um vendedor por ter uma meta de quantidade de visitas, de vendas e descontos concedidos.
É importante colocar uma meta global da empresa, como faturamento total ou lucro da empresa, pois neste caso, se a empresa vai mal todos perdem com isso e se vai bem todos ganham!
Lembrando que para ter metas é necessário ter indicadores (ou KPIs) e no tópico anterior deixamos o link de uma outra matéria para te ajudar nisso.
Precisa de um modelo de remuneração variável / meritocracia?
Temos uma excelente ferramenta que te ajuda inclusive a estabelecer pesos por tipo de meta, no final desta matéria deixamos um link para você baixar essa e outras ferramentas grátis!
5º Rituais de gestão
O ritual de gestão é o momento onde o gestor exerce sua liderança de fato!
Os rituais de gestão são atividades rotineiras e repetitivas que são realizadas pelos gestores ou líderes de uma empresa com o objetivo de gerenciar o dia a dia da organização.
Eles podem incluir reuniões periódicas, relatórios de desempenho, avaliações de desempenho, treinamentos, entre outras atividades.
Os rituais de gestão são importantes porque ajudam a manter a organização focada nos objetivos e metas estabelecidos.
Eles também são a garantia de que as tarefas e responsabilidades estejam sendo cumpridas de maneira eficiente, identificar problemas e oportunidades de melhoria e promover o desenvolvimento e crescimento dos funcionários.
Pré requisitos para um bom ritual de gestão:
1 – Dia e hora fixos: ninguém pode faltar alegando que tinha outro compromisso (Ex: toda segunda às 9h e duração de 30min a 1h)
2 – Ter uma ata: anotar tudo que fica combinado para nada ser esquecido ou ficar mal entendido
3 – Foco em resultados: não usar a reunião para resolver problemas complexos, os problemas são infinitos, nesta reunião focar nos indicadores mais importantes para cada caso e nas pendências que atrapalham a performance.
4 – Todos na empresa participam de alguma: os rituais são divididos por área, por equipe ou por cargos.
Ex: o dono da empresa tem ritual de gestão com seu Gerente Financeiro e outra com o Gerente Comercial, os gerentes têm o ritual com suas equipes e assim se cascateia por toda empresa.
6º PLR e Partnership
PLR e partnership são duas estratégias diferentes que podem ser usadas para promover a colaboração, a motivação e o sucesso das empresas.
PLR (Participação nos Lucros e Resultados)
Recompensa os funcionários com uma parte dos lucros da empresa.
Pode ser usado como uma maneira de incentivar os funcionários a trabalhar mais eficientemente e a contribuir para o sucesso da empresa.
Para implementar um programa de PLR, é importante definir os critérios para a distribuição dos lucros e comunicar claramente os detalhes e condições do programa para a equipe.
Assim como cada equipe ou pessoa pode contribuir para aumentar o lucro da empresa e consequentemente aumentar seus ganhos.
O Partnership é uma técnica muito utilizada por empresas de tecnologia e pelas gigantes do mercado, que consiste em convidar para sócio aquele colaborador imperdível.
Para fazer um partnership bem-sucedido, é importante estabelecer objetivos claros, estabelecer um acordo de sociedade detalhado e manter uma comunicação aberta e transparente entre os envolvidos.
Se o objetivo da empresa é unir forças com gente que realmente faz a diferença, essa pode ser uma boa opção para reter aqueles colaboradores imperdíveis.
Quem convidar para sócio?
Alguns comportamentos nos indicam as pessoas certas que podem ser convidadas a sócio da sua empresa, desta forma leve em consideração o gráfico de cultura x performance e os interesses dos atuais sócios
A Cultura é o conjunto de valores e comportamentos aceitos na empresa.
Enquanto a Performance é a capacidade de entrega de resultados.
Desta forma pessoas que entregam resultados e possuem uma excelente adequação a cultura da empresa, são aquelas que devemos avaliar fazer o convite para o modelo de partnership.
Neste modelo se vende um percentual da sociedade a este convidado e ele paga com os próprios lucros que obteria ou com parte deles, podendo também já embolsar uma parte disso.
Existem algumas formas diferentes de se fazer esse processo e ele deve ser ajustado conforme interesse dos atuais sócios, porém é importante um porta de saída caso o novo sócio pare de contribuir para a sociedade ou deixe de trazer performance.
7º Treinamento e desenvolvimento
Os Treinamentos são importantes para os funcionários porque podem ajudá-los a desenvolver novas habilidades, aumentar sua eficiência no trabalho e aumentar sua satisfação no emprego ou ajudando a ter mais qualidade de vida e saúde mental.
Também pode ajudar a empresa a se manter atualizada com as últimas tendências e práticas, o que pode ser benéfico para a competitividade da empresa no mercado.
Além disso, treinamentos podem ajudar a promover a inclusão e a diversidade no ambiente de trabalho, fornecendo aos funcionários a oportunidade de aprender sobre perspectivas e experiências diferentes.
Criar um cronograma anual de treinamentos técnicos, comportamentais e gerenciais sempre são ótimos investimentos, isso deve fazer parte das atividades da empresas que quer se destacar em seu mercado e reter talentos.
Agora se você quer ir direto ao ponto, pode conversar com nossos especialistas!