Normalmente as empresas possuem diversos processos na gestão. Trabalham de forma enxuta, vendem para clientes excelentes e mesmo assim não conseguem ter margens que possam remunerar bem os acionistas….
É realizado diversos diagnósticos na empresa: na área financeira, custos, fábrica, comercial, marketing, mas tecnicamente não se consegue detectar o que pode estar mais prejudicando a empresa: Cultura do coleguismo!!!
A empresa é tocada pelo “olho” do dono ou dos gestores mais antigos, sem ter indicadores claros nem metas estabelecidas, pronto está estabelecida a “Cultura do Coleguismo”, ou seja, todos os gestores trabalham para se manterem no cargo e não para dar resultado para empresa.
Como mudar esta cultura e como convencer as pessoas que elas também precisam mudar?
Confira abaixo 3 dicas infalíveis para minimizar o coleguismo:
- Planejamento Estratégico: Ter um excelente planejamento estratégico, visando estabelecer objetivos claros e tangíveis, com metas e indicadores pactuados entre todos os principais gestores da empresa;
- Gestão de Rotina: Implantar Reuniões Sistemáticas para acompanhar o andamento da estratégia e cobrar as metas das equipes de trabalho.
- Gestão por Resultado: Valorizar os profissionais que buscam os resultados e não aqueles que puxam o “saco”. Um sistema de meritocracia é ainda um grande motivador para obter resultados através de pessoas.
Aplicando essas dicas temos certeza que você começará a colher melhor cultura na sua empresa, levando a melhores resultados e melhoria de margem dos produtos.
Concluindo
Não se esqueça que cultura antiga, se não bem enraizada, retorna para os velhos hábitos. Cuidado!!!! Seja resiliente…
Meu nome é Fernando sou o co-fundador da Consulting Blue, faço consultoria de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte há mais de 10 anos.
Gostou do artigo?
Precisa de ajuda para mudar o rumo da sua empresa nós podemos te ajudar!
Procure a Consulting Blue, para solucionar os principais problemas do seu Comercial, Financeira e Operacional.