Se você já ouviu falar em ESG, mas ainda não deu muita corda pra isso, precisa saber que a metodologia é supervalorizada, tanto para o futuro da própria empresa quanto por investidores.
A cada ano a humanidade conquista ainda mais avanços tecnológicos.
Assim como também aumentam as demandas por alimentos, fontes energéticas, e produção, bem como menos tempo para pensar nos efeitos dessa correria em longo prazo.
E então com menos tempo para pensar no planeta e na sociedade fica cada vez mais difícil manter o controle da gestão de pequenos e grandes negócios, ainda de acordo com essas demandas.
Contudo, esse mundo ”fast” e hiperconectado, diríamos até que descartável está com os dias contados.
Enquanto isso, grandes empresas apostam em uma forte cultura forte em ESG.
Para desse modo se manterem ativas e atrativas mesmo diante de tantos desafios, o que facilita o futuro dessas organizações.
Imagem: Freepik/Prática ESG para um futuro sustentável
ESG, quando surgiu?
O termo surgiu em um evento da Organização das Nações Unidas.
Movido pela demanda para suprir problemas empresariais que envolvessem as áreas ambiental, social e de governança das empresas.
Esse documento precisa compilar diversos posicionamentos da empresa para:
Criar uma empresa financeiramente sólida
Socialmente sustentável
E que funcione de acordo com as necessidades de clientes e potenciais stakeholders.
Dessa forma a prática é igualmente vantajosa tanto para a empresa quanto para a sociedade.
E nesse sentido também pode provar se um negócio possui rentabilidade, além de possibilidade sustentável.
Algumas empresas nos perguntam:
“Como começar a implantar a metodologia ESG no meu negócio?”
Isso sem saber que a resposta é bem simples.
Sendo que uma das melhores formas de começar a praticar o ESG é permitindo a transparência das ações empresariais.
Podendo seguir algumas perguntas bem como:
O que cada setor está fazendo?
Como está produzindo?
Qual o impacto social e ambiental dessas ações?
Qual o impacto dessa gestão na saúde mental desses colaboradores?
Esse detalhamento e divulgação precisam ser feitos pelos gestores periodicamente, para criar um vínculo entre cada nível envolvido.
Greenwashing e rainbow wash
Por outro lado, você sabe quais práticas devem também ser evitadas?
Isso mesmo, também tem quem tente driblar ações com falsas práticas em ESG.
Entre algumas práticas conhecidas estão o greenwashing e o rainbow wash, que seriam um “mascaramento” politicamente correto, que não funcionaria na prática.
E apesar da prática parecer silenciosa, afasta tanto consumidores e colaboradores quanto investidores, que perdem totalmente a credibilidade na marca.
Outra metodologia de ponta que têm se popularizado no Brasil nos é a de Growth Hacking.
E por que falamos disso?
Porque afinal você vai encontrar muitas consultorias e agências de marketing por aí, mas…
Elas prometem igualmente resultados e transformações gigantescas.
Porém sem garantir ações de forma integrada como a Consulting Blue já faz há mais de 15 anos através do nosso método de growth hacking.
Sendo que isso pode comprometer resultados desejados, atrasando o real desenvolvimento de uma empresa que poderia ser alcançado muito mais rápido.
Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Diretor Comercial
Se você leu até aqui então encontrou dois caminhos para melhorar seus processos de gestão empresarial, conhecendo: