Blog

PDCA, como prevenir perdas em supermercados?

PDCA, como prevenir perdas em supermercados - Consulting Blue

Neste artigo você vai entender como implantar a prevenção de perdas em supermercados, além de ter uma noção sobre os processos de uma gestão de estoques combativa à perdas e extravios. Também liberamos um modelo gratuito de PDCA para prevenção de perdas

Cadê o produto que estava aqui?

Supermercados lideram o índice de perdas do varejo com 2,15%, sendo que 1,43% acontecem por quebra operacional e outras  0,72% por perdas desconhecidas, principalmente por furto, de acordo com dados da 5ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro.

Mesmo atingindo quase R$ 50 bilhões, R$ 7,6 bilhões de faturamento são perdidos em supermercados, é o que aponta a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercado, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS 2021, com 228 das redes de mercado que participaram da pesquisa.

 Fórum de Prevenção de Perdas 2021 

                                                 Dados: Fórum de Prevenção de Perdas 2021

Em outras palavras são perdas significativas, como por exemplo:

Um açougue não monitorado pode ter até 20% de perda da receita, enquanto um açougue monitorado chega a ter apenas 5% de perdas no setor. 

O mesmo caso se aplica para diversos outros departamentos como o setor de frutas,  legumes e verduras (FLV), que quando não supervisionados  podem ter até 30%de perda, enquanto em um cenário de prevenção esse índice pode chegar a apenas 8 a 12%

Aqui exemplificamos apenas as perdas do açougue e do FLV, mas o rombo no faturamento pode ter causas mais simples de resolver e mais devastadoras.

Prevenção de perdas em supermercados

Prevenir perdas é uma dor de cabeça para donos e gestores de pequenas, médias e grandes redes supermercados.

E esse também é um problema gravíssimo que atinge empresas e modelos de negócios de diversos níveis, mas o varejo costuma sofrer mais por falhas nas estruturas das lojas e intenso fluxo de pessoas.

Não à toa que todos os anos a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lança uma pesquisa revelando como o setor perde produtos por diversos fatores.

Embora 88,5% dos supermercados respondentes percam faturamento bruto e líquido por conta de: produtos impróprios para venda, avarias e vencimento.

Também 42% dos mercados sem setor de prevenção de perdas continuam acreditando que o investimento não é justificável, mas o que fazer quando os próprios números apontam o contrário?

Dados: Fórum de Prevenção de Perdas 2021 
Fórum de Prevenção de Perdas 2021

No entanto, cerca de 70% das perdas em um supermercado ou empresa semelhante poderiam ser evitadas com gestão operacional estratégica, do controle de vencimento de produtos ao desperdício dos alimentos estocados e de fabricação própria, isso dá um “saco de dinheiro” dependendo do tamanho da sua empresa né?

Como prevenir perdas em supermercado?

Uma ferramenta muito recomendada é o PDCA de Prevenção, do qual existem modelos diferentes que podem se adequar para as necessidades e porte de cada tipo de loja ou rede, por exemplo.

Através da visão do PDCA é possível mapear as perdas de cada setor, açougue, hortifruti, mercearia, padaria, frios, laticínios e outros.

Modelo PDCA para prevenção de perdas em supermercados
Nós já falamos inúmeras vezes sobre esse modelo de gerenciamento, PDCA, ou Plan, Do, Check, Act.

Esse modelo permite que se tenha uma visão geral de todos os processos essenciais de cada departamento do supermercado.

Mas na prevenção o PDCA é dividido em cinco etapas: auditoria, planejamento, execução, relatórios e rituais de gestão.

Com a nossa expertise de mais de 15 anos trabalhando com donos de redes de supermercado, vamos explicar quais são os processos que seu empreendimento precisa implantar e monitorar com frequência para reduzir os prejuízos com perdas, sejam elas identificadas ou não identificadas.

PDCA para prevenir perdas em supermercados

1º Auditoria de Processos

Ah, mas é só observar o movimento.

Errado, observar e documentar é vital para a sobrevivência da sua rede.

E existem pelo menos 23 pontos a considerar apenas no processo de auditoria, citamos aqui 11 deles:
1 – Quais foram as mercadorias trocadas?
2 – Quais estão sem lançamento no sistema (PDV)?
3 – A checagem do lixo (utilização de saco de lixo transparente para desestimular extravios de mercadorias e no caixa)
4 – Quais foram as entradas e saídas de mercadorias
5 – Quais os produtos parados em estoque
6 – Checagem de datas de validade de todos os setores
7 – Monitoramento constante a fim de prevenir antes que aconteça o furto ou desvio;
8 – Contagem diária em setores mais vulneráveis;
9 – Checklist de atividades obrigatórias diárias;
10 – Prevenção em vigilância sanitária! (um tópico essencial da auditoria do qual a negligência pode ocasionar o fechamento do estabelecimento e até processo penal)
11 – Controle de acessos

2º Planejamento

O berço de toda a estratégia empresarial bem sucedida começa no planejamento e isso não seria diferente com os supermercados.

Embora esses processos sejam básicos, na maioria das vezes reestruturação ou replanejamento podem ser necessários em caso de perdas recorrentes, às quais nenhuma ação tomada anteriormente impediu que a rede pudesse conter o prejuízo.

E essa etapa vai da implantação de sistemas de vigilância à elaboração de metas de prevenção de perdas setorizadas; implantação de processos rígidos; treinamentos e canais de comunicação interna; recrutamento e gestão de pessoas, desenvolvimento de meritocracia para desestimular os furtos e extravios.

Sendo que algumas vezes pode ser necessária a contratação de auditoria terceirizada, apenas para fazer um primeiro relatório, geralmente elas não implantam ou acompanham esses processos de gestão que estamos listando até o final.

3º Execução

Às vezes parece mais fácil falar do que fazer e você pode ter até razão nisso se não pode confiar na estratégia e equipe que você tem.

Isso porque nessa etapa acontece não a “mágica”, mas apenas a gestão estratégica necessária para fazer você parar de perder 10% 30% do faturamento na(s) sua(s) loja(s).

Em outras palavras, essa etapa segue o processo do desenho e mapeamento dos estoques à frente de caixa; acompanhamento de inventários; monitoramento de segurança e auditoria de processos operacionais

4º Relatório

Relatórios dos setores costumam ser outro impasse, quando a rede não possui a cultura do registro, todo o processo de prevenção de perdas vai por água abaixo…

Uma ótima solução de curtíssimo prazo é o treinamento de pessoas com os processos já definidos (não são eles que decidem como fazer), já existem métodos e processos muito eficientes que funcionam muito bem em outros lugares.

Aqui vale ressaltar a necessidade da implantação de relatórios como inventários, consumo interno, perdas e quebras, comparativo de lojas, assim como abertura das portas.

As informações desses relatórios precisam ser alinhadas durante reuniões periódicas entre setor preventivo, diretoria e gerência.

5º Rituais de gestão

Os rituais de gestão são fundamentais para garantir a efetividade dos processos de prevenção de perdas.

Eles permitem avaliar periodicamente os indicadores de desempenho, a eficiência dos processos e a orientação da equipe, além de garantir o cumprimento das metas estabelecidas.

Sem esses checkpoints regulares, corre-se o risco de os processos serem abandonados ou não seguidos, comprometendo a eficácia da prevenção de perdas.

Portanto, é essencial estabelecer e manter os rituais de gestão como uma prática constante no departamento de prevenção de perdas.

Com este nosso PDCA em mãos você terá condições de descobrir os processos que precisam ser implantados para corrigir as perdas evitáveis (que não são poucas).

Por que fazer o PDCA?

Lembra que falamos dos milhares de reais e que grandes redes costumam perder? Seu supermercado também pode estar com a vida ameaçada.

Antes de mais nada, não esqueça que esse prejuízo todo aí podia estar sendo investido na marca da sua rede, marketing, aquisição de galpão, contratação de colaboradores ou na realização de lucros.

Por isso o PDCA é fundamental para esse ramo de varejo e atacado e eu aconselho que você baixe e implante esse processo o quanto antes.

Não exite em me chamar se tiver dúvidas ou precisar de ajuda na implantação!

A Consulting Blue é uma consultoria em gestão empresarial com mais de 15 anos.

Temos diversos materiais gratuitos sobre precificação estratégica, implantação de DRE, reestruturação comercial, marketing digital, e apoio comercial!

Com informações: abras Brasil

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.