54% dos consumidores brasileiros pretendem comprar mais em 2024, de acordo com dados da E-commerce Trends, realizada em parceria entre Opinion Box e Octadesk com 2.088 consumidores brasileiros acima de 16 anos em maio de 2023.
Marca é o 15º fator a influenciar compra online, representando apenas 20% da intenção, liderando o ranking estão ofertas em destaque como: entrega grátis com 73%, promoções 64%, prazo reduzido 48% e descontos representando 46% das respostas, saltando a outros fatores determinantes durante a pré-compra.
Como o brasileiro comprou no último ano?
85% compraram pelo menos uma vez em algum canal digital e 62% tiveram até cinco recorrências, ou seja, compraram online mais de uma vez no mesmo período.
A faixa etária desse público variou em 44% entre 30 a 49 anos, com 83% de predominância das classes CDE e 17% AB.
Entre as regiões com maior adesão estiveram sudeste com 45%; nordeste com 25% e sul 16%.
58% dos entrevistados compraram mais online do que fisicamente, em contraproposta, 22% dos compradores ainda preferiram lojas físicas.
14% realizou compras híbridas, físico-online.
Apenas 6% compraram apenas pela internet.
Anúncios e compras via redes sociais
69% dos participantes já compraram produtos através de anúncios.
As redes sociais com maior destaque para anúncios ainda são, Instagram, 67%; YouTube, 51% e Facebook com 37%.
73% clicam no anúncio do Instagram para conferir oferta, mas compram em momento mais oportuno.
O cenário das vendas online
63% prefere comprar em sites e lojas online;
60% adere a vitrines de marketplace;
49% compram de plataformas próprias das empresas;
36% via aplicativos agregadores;
12% via redes sociais,
9% via WhatsApp Business.
7 atratividades digitais que fidelizam consumidores
58% dos consumidores são influenciados por preços menores que das lojas físicas;
57% pela praticidade de evitar a jornada até a loja;
56% veem atratividade em promoções nativas apenas no digital;
49% destacam a diferença de preços;
38% comparam um maior leque para escolher diversos produtos;
36% atribuem contato com mais produtos, marcas que não existem próximo do consumidor,
23% afirmam facilidade nas vias de pagamento.
3 atratividades mais escolhidas das lojas físicas
57% dos consumidores gostam da facilidade do “compre e retire”;
55% gostam da experiência sensorial de ver e tocar os produtos,
23% acham a experiência de compra física mais segura pelo contato humano.
Bandeira laranja para empresas que precisam de espaço digital
92% dos usuários já deixaram de comprar por desconfiar de fraudes.
E entre os critérios que impediram suas compras estão:
A loja não ter avaliações online, representando 65% das objeções;
O visual da loja online ser questionável, com 56% das respostas;
Falta de informação sobre os produtos, com 55%;
Não encontrar a marca na SERP do Google, 51%;
Ausência de foto dos produtos, 41%,
A empresa ou marca não existir nas redes sociais, 39%.
O que esperar das vendas em 2024?
O cenário das compras online continuará sendo crescente.
Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 40% dos entrevistados já compram através de
plataformas há mais de 5 anos, enquanto outro público mais fidelizado de 18%, compra online há mais de 10 anos.
As perspectivas para 2024 apontam um crescimento de 54% nas compras online no próximo ano.
E com uma competitividade digital também crescente, esses usuários esperam cada vez mais personalização de suas jornadas de compra, garantia de segurança do site, centralização na experiência de seus pagamentos, além de se atentarem cada vez mais para a reputação online das marcas e empresas.
Resumindo
Os insights da pesquisa evidenciam como o processo de compras ainda está atrelado à experiências personalizadas, pensadas e integradas, sendo decisivos para mapear estratégias para que diversos nichos possam vender e entregar com qualidade e estratégias comerciais e gerenciais.
Ou seja, cenário de um consumidor cada vez mais consciente, conectado e exigente com atenção dividida em inúmeras plataformas e redes.
Fonte: E-commerce Trends 2024
A Consulting Blue é uma consultoria em gestão e marketing empresarial que estrutura e reestrutura empresas há mais de 17 anos no Brasil e no mundo.