Nesse artigo você aprenderá a construir, interpretar e implantar KPIs estratégicos para otimizar os resultados do seu negócio!
Você encontrará também um modelo gratuito para ajudar sua empresa!
KPI, ou Key Performance Indicator (indicadores chave de performance) são a melhor forma de direcionar decisões da empresa. Usados para mensurar resultados e performance, são a melhor estratégia para coordenar ações eficientes nas empresas.
Mas, afinal, como implantar os principais indicadores (KPIs) na sua empresa e equipe?
1º Tomando consciência de que existem inúmeros indicadores:
Estratégicos, Financeiros, Comerciais a Operacionais, e que podem ser usados em diversos departamentos da empresa: marketing, comercial, operacional, financeiro ou atendimento.
E que todos servem para acompanhar e melhorar processos internos e a capacidade produtiva da equipe.
Por que os KPIs são tão importantes para empresas?
Já parou para pensar no tanto que a sua empresa perde de resultado com o que poderia ser medido e não é?
E isso é muito perigoso para sua empresa.
De acordo com Peter Drucker, economista, escritor e um dos maiores gurus da administração: “se você não pode medir, você não pode gerenciar”,
Segundo Sandro Zambelli, diretor comercial da Consulting Blue, apenas com a visão macro é difícil acompanhar e otimizar processos que muitas vezes merecem mais atenção do que as empresas imaginam.
Por isso, os KPIs são a melhor forma de medir e acompanhar metas além de serem fundamentais para a tomada de decisões estratégicas.
5 passos para implantar KPIs na sua empresa
1 – Definir os objetivos da empresa e as metas gerais e específicas;
2 – Definir sob medida seus indicadores para mensurar eficiência, qualidade, governabilidade, performance, utilização de recursos e cumprimento de cronogramas;
3 – Acompanhar o progresso semanal, mensal e trimestralmente, comparando resultados com o histórico e com as metas traçadas;
4 – Compartilhar os resultados obtidos com a equipe;
5 – Criar rituais de gestão para análise dos indicadores individuais e coletivos;
Além de tudo isso é necessário evitar sobrecarregar sua equipe com inúmeras metas ou, pior, com metas inalcançáveis. Isso irá distanciar ainda mais a equipe do propósito da sua empresa.
Conheça os 80 indicadores de performance mais populares
Indicadores Financeiros
- CCL – Capital Circulante Líquido
- Margem Comercial
- Margem Operacional
- Liquidez Corrente
- Liquidez Geral
- Endividamento Geral – evolução mensal/anual
- GCL – Geração de caixa livre
- Endividamento em Ebitdas
- Lucro Líquido Geral
- Ebitda ou lajida
- Margem Bruta
- Saldos do Fluxo de Caixa: mês atual e próximo
- Patrimônio Líquido
- Rentabilidade do Patrimônio (ROE)
- Rentabilidade do Investimento (ROI)
- Número de Empregados
- Faturamento por Empregado
- Inadimplência do mês e acumulada
- Atraso Técnico
- Prazo médio de paga/o e recebi/o (ciclo de caixa)
Indicadores Comerciais e Marketing
- Vendas e faturamento
- Fluxo de clientes – quantidade
- Frequência de compra média
- Ticket médio
- Venda dos produto novos (lançamentos)
- Venda por funcionário
- Venda por m²
- Venda por check out
- Venda por setor
- Venda por linha de produto
- Margem por linha de produto
- Margem por canal de venda
- CAC – Custo de Aquisição de Clientes
- LTV – Life Time Value
- Leads Captados
- Investimentos em MKT
- Visitantes no Site
- % Propostas Positivadas
- % Propostas Perdidas
- Churn (% de clientes que param de comprar)
Indicadores de Estoques e Logística
- Evolução das Perdas
- Acuracidade de estoques
- Rupturas de loja
- Rupturas de estoque
- Tempo médio de entrega
- Despesas com infraestrutura
- Despesas operacionais
- Horas Extras totais e por setor – evolução
- Índice de Custo de manutenção sobre as vendas
- Custo Logístico (%)
- Índice de Satisfação dos clientes
- Índice de NC´s graves Internas e externas
- #Horas pagas / #horas trabalhadas
- Volume de compras Produtivos e Improdutivos no mês
- Evolução mensal de preços dos itens comprados
- Estoques (total) – evolução mensal
- Índice de Pontualidade Fornecedor
- Índice de Qualidade de fornecedores – IQF
- Cobertura de Estoque
- Saving em Compras
Indicadores Operacionais
- Produtividade
- Qualidade
- Desempenho
- OEE
- Valor da Mão de Obra Direta (MOD)
- Valor da Mão de Obra Indireta (MOI)
- Hora homem
- Hora máquina
- OTIF
- Tempo médio entre falhas
- Hora extra MOD
- Hora extra MOI
- Horas trabalhadas na produção
- Tempo de inatividade
- OLE – Eficácia Geral do Trabalho
- Absenteísmo
- Custos ou Despesas Operacionais
- Prazo de contratação
- Turnover
- % de cumprimento da programação
Como visualizar e analisar os indicadores?
Preparamos um gráfico bastante simples e didático, que irá te ajudar a analisar os KPIs.
Nesse modelo de gráfico, que serve para quase todo tipo de indicador, temos várias informações para análise: a média mensal, o número do último mês, a comparação com a meta, a meta dos próximos meses, entre outras.
Porém, muitas vezes um indicador sozinho não traz uma análise completa. Neste caso, precisamos cruzar informações para chegar a conclusões importantes.
Por exemplo, por que a meta de maio não foi cumprida? Talvez a resposta esteja em algum outro indicador, como fluxo de clientes, ticket médio, frequência de compra dos clientes, na venda por vendedor ou na lucratividade que subiu, acarretando aumento de preços e fuga de clientes.
É comum olhamos 3, 5 ou 10 indicadores para analisar um cenário e tomar decisões de correção.
Temos modelos pré-definidos para te ajudar com esse processo, baixe agora!
Como implantar KPIs na prática
O processo faz parte de uma mudança de cultura.
Mas apesar de parecer simples, pode ser doloroso quando a empresa possui uma gestão desorganizada, não cumpre os registros e cadastros ou não tem a cultura de trabalhar com metas claras.
Uma das melhores maneiras de implantar os KPIs é por meio da metodologia SMART, que vai definir metas e objetivos.
São eles: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais
Com essa metodologia, é possível determinar metas gerais e específicas.
Mas para que elas façam sentido, existem algumas perguntas que precisam ser respondidas:
Pergunta central: Qual o objetivo do seu negócio?
Em seguida, responda às demais para construir seu plano de metas:
Informações específicas
1 – Qual a quantidade?
2 – Quem é o responsável?
3 – Qual a qualidade?
4 – Como deve ser feito?
5 – Qual o prazo para essa meta?
Informações mensuráveis
1 – Qual o valor do serviço ou produto que pretende implantar ou vender no negócio? Qual a lucratividade necessária? Em quanto tempo?
2 – Como acompanhar essa meta?
Atingível
Questione se o plano que você está criando é viável.
Afinal, uma coisa é querer e outra coisa é poder.
Com isso, evita-se frustrações por não atingimento de metas.
Relevante
O que não meu negócio não pode desconsiderar para alcançar esses objetivos? Quais outros indicadores preciso para que esse indicador principal seja alcançado?
Por exemplo, se você tem uma meta de venda de R$ 500.000
Para atingi-la, é preciso controlar e criar metas secundárias, como venda por vendedor, ticket médio e o fluxo de clientes mensais. Essas metas revelam o caminho para atingir a meta principal.
Oportunidade
Qual a probabilidade de sucesso desses objetivos dentro do momento que a empresa atravessa ou atravessará? É real ou só um sonho? Lembre-se de evitar as frustrações. Isso é fundamental!
Dicas extras
- Crie históricos. Quanto mais informações você tem, mais análises robustas você fará;
- Todo indicador precisa de um responsável e de uma meta;
- Crie processos para garantir a medição e a confiabilidade dos números. Empresa organizada = maior chance de progresso;
- Crie rituais de gestão para análise e planos de ações;
- Remunere melhor as pessoas que mais entregam resultados usando a combinação de metas.
Saiba que você pode contar conosco para melhorar seus resultados e implantar KPIs na sua empresa e equipe.
Na Consulting Blue, você conta com um time especializado e preparado para te ajudar!
Fale com nosso consultores e comece a vender cada vez mais e melhor!