Blog

Como funciona o MVP? Qual a importância para empresas?

O que é MVP?

MVP ou Produto Mínimo Viável, em inglês Minimum Viable Product. No universo da NBA a sigla significa Most Value Player, em tradução livre, Jogador Mais Valioso, mas no mundo dos negócios MVP é um conceito de testagem de produtos, técnicas ou conceitos.

O conceito de MVP é a alma de negócios como Startups que trabalham com inovações. Ele consegue medir o comportamento do público, de técnicas, de processos, em escala reduzida e com muita agilidade. Essa fase de testagem de produto pode ser facilmente atribuída às etapas do Design Thinking.

Conheça uma empresa que fez isso e deu super certo

O próprio aplicativo Airb é um grande exemplo de prática MVP.

Percebendo o potencial do negócio que ofereceria hospedagem personalizada em casas particulares, os fundadores da empresa Brian Chesky e Joe Gebbia adaptaram o próprio apartamento para testar a ideia.

A ideia deu super certo e já no primeiro momento três pessoas se interessaram e reservaram o imóvel que ficava localizado em São Francisco.

Em 2007 nascia a Airbnb. Agora com 4 milhões de anfitriões cadastrados, a rede já recebeu mais de 1 bilhão de hóspedes no mundo todo.

Como funciona o MVP?

Na prática o MVP serve para testar a viabilidade de uma ideia ou produto em baixa escala; a estratégia evita grandes investimentos desnecessários ou de alto risco.

A estratégia é imprescindível para todos os portes de empresas. 

O MVP previne grandes perdas após o lançamento em massa ou abrupto de algum produto.

A estratégia consegue observar o funcionamento e a receptividade do lançamento em escala reduzida, facilitando o recolhimento do produto ou protótipo para aperfeiçoamento e até o controle da coleta de feedbacks positivos e negativos. 

Fato é que o MVP é uma das fases que muitas empresas deixam para trás, que poderia prevenir diversos riscos e perdas desastrosas.

Por que é importante para empresas?

A prática do MPV ajuda empresas de inúmeras maneiras, funcionando como um ótimo indicador de gestão de riscos.

Com todas essas informações e dados formalizados no papel, fica mais fácil dar o start em ações estratégicas, além de expandir operações em lojas físicas.

O MVP é um processo que identifica erros e ajuda no processo de  implementação de um novo produto/serviço.

Você sabia que grandes empresas possuem metas de MVP para sua equipe? 

Forçando seu pessoal a “sair da caixinha e testar novas ideias, empresas como Amazon e Netflix vivem de testes e validação o tempo todo, chegando a testar milhares de MVPs mensalmente.

Concluindo

Ah, se pretende lançar um produto e investir em um novo modelo de negócios e que minimizar riscos, nossa equipe te ajuda a implantar o MVP na sua ideia.

Pode contar com os nossos consultores para isso e para criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir seus custos e despesas.

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.