Você precisa aprender a como fazer gestão de empresas, fato. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019 o Brasil possuía mais de 53 milhões de empreendedores, mas em 2020 a taxa de empreendedorismo reduziu 31,6%, muita gente tem dificuldade para empreender.
Estimativas de empreendedorismo entre 2018 e 2019. Fonte: GEM Brasil 2019
Além dos negócios já estabelecidos, o relatório ainda contabiliza aberturas recentes, como empreendimentos em fase inicial, que chegaram a somar mais de 32 milhões de negócios.
Ainda de acordo com a GEM, em 2020, o Brasil passou de 4º a 7º colocado no ranking mundial de empreendedorismo, isso entre mais de 200 países.
Quais segmentos mais empregaram entre 2016 e 2019?
Atividades administrativas e serviços complementares – 258.635 mil (2016) a 766.627 mil (2019)
Indústrias de transformação – 209. 138 mil (2016) a 515. 955 mil (2019)
Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (oficinas mecânicas) – 238.495 mil (2016) a 587.874 mil (2019)
Informação e Comunicação – 55.862 mil (2016) a 167.739 mil (2019)
Curiosidade
Empregabilidade no setor de Educação (2016-2019) – 30.429 mil a 80.444 mil
Empregabilidade no setor de Saúde (2016-2019) – 30.907 mil a 87.160 mil
Dados: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2019. Tabela 27, página 66
Por que muitas empresas fecham as portas?
Em parte pelo cenário econômico, por não acompanharem e avaliarem riscos de curto e longo prazo nos setores em que desejam empreender.
Por outro lado pela falta de gestão da empresa, um dos fatores mais decisivos para o encerramento de atividades empresariais; 48% das empresas nacionais fecham em até 3 anos por falta de gestão, segundo dados do IBGE.
Os números provam que não é só de coragem e necessidade que nascem empreendimentos duradouros.
Etapas para uma Gestão Empresarial eficiente
Planejamento empresa
E o primeiro passo para construir um negócio sólido é…
Desenhar o seu Plano de Negócios.
E quando falamos em desenhar, sim tenha lápis e papel sulfite às mãos, mas se preferir pode contar com o programa canvas para isso.
Se ele já existe e está em andamento, redesenhe, não tem problema.
Só assim você visualizará sua totalidade e entenderá partes que gostaria de alterar ou melhorar e ainda prever ações para pontos críticos.
Desenhando todo o negócio você entende todos os processos e se o negócio é viável.
Essa etapa é primordial para detectar erros e falhas de negócio, além de ser importante para identificar e analisar pontos fortes e fracos de concorrentes do mesmo segmento de forma estratégica.
Estratégia comercial e de divulgação da marca
Com as primeiras impressões e sugestões pré-definidas, chega a hora de definir as estratégias comerciais e de divulgação da marca:
Estratégias Comerciais: técnicas de vendas, cross sell e up sell; nessa etapa é importante dominar o modelo de negócio, B2B; B2C; C2C ou B2G, por exemplo.
A partir desse conhecimento é possível criar uma comunicação melhor com os seus clientes, além de ajudar na própria oferta e precificação de produtos.
MKT Digital: em quais lugares o seu público alvo/persona está na internet; qual o tipo de conteúdo e comunicação que circula por lá?
É super necessário fazer esses questionamentos para entender o perfil do consumidor.
O Marketing Digital se tornou o braço direto da gestão empresarial e das estratégias comerciais, não é à toa que no ano passado (2021) 70% dos pequenos e médios negócios usavam redes sociais para vender seus produtos.
Quais as principais técnicas e estratégias de Marketing Digital do mercado?
Para que essas ações do marketing digital sejam eficazes, precisam ser acompanhadas pela análise de indicadores, como receita de vendas; ticket médio e taxa de conversão que vão determinar o sucesso das campanhas de marketing.
Muitos empresários erram quando pensam que o marketing é uma estratégia com ações e resultados 100% matemáticos.
Eles esperam resultados em curto prazo e desconsideram a maior dica que é: entender a etapa de intenção de compra do cliente, determinada pelo funil de vendas proposto em 1898 pelo publicitário Elias St. Elmo Lewis.
Você pode entender como ele funciona acessando a matéria de funil de vendas acima.
Existe algum modelo de gestão empresarial?
Não existem fórmulas mágicas quando se trata de gestão empresarial, a estruturação ou reestruturação vai depender de diversos fatores do modelo de negócio, como localidade; público, produtos e orçamento viável.
Gestão estratégica de empresas, como fazer?
No artigo O que é gestão estratégica de empresas, falamos sobre metodologias que devem ser aplicadas para atingir o propósito estratégico como análise de SWOT e PDCA, além da técnica 5W2H que pode te ajudar na criação de conteúdo para o seu negócio.
Mas existem outras ferramentas e técnicas imprescindíveis para negócios que querem melhorar sua produtividade ou alavancar seus resultados.
Indicadores de performance
As maiores empresas, nacionais ou estrangeiras, não funcionam sem esses indicadores.
Eles mapeiam a tomada de todas as decisões da empresa.
Destacamos 2 tipos neste artigo.
OKR (Objectives and Key Results)
O que é?
Muito além de Missão, visão e valores, os OKRs ou Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chave) são uma metodologia empresarial utilizada para definir objetivos e metas de curto e longo prazo.
O modelo proposto nos anos 1970 por Andrew Grove, na época presidente da Intel, é implantado até hoje por empresas de tecnologia do Vale do Silício, junto a práticas de Blitzcaling e é um dos aspectos mais importantes para a gestão empresarial.
Como implantar OKRs?
1º Defina quais são as metas-macro e realizáveis da empresa
2º Envolva a equipe no processo de definição de metas
3º Estipule prazos para o alcance de resultados
4º Divulgue as metas para todos e deixe-as fixadas
5º Observe os resultados de curto e longo prazo
6º Não morra na beira da praia, muito esforço sem resultado não significa nada, além de que algo está errado e deve ser reajustado.
Quais resultados os indicadores trazem para a gestão da empresa?
Os OKRs empresariais só têm sucesso se aplicados em conjunto com o indicador KPI, que avalia o desempenho da equipe de forma individual.
Assim é possível planejar novas ações, ter a “temperatura da equipe”, além de alinhá-la com os objetivos gerais da empresa.
Nara Honório, Assessoria de Comunicação , Consulting Blue
Sandro Zambelli, CEO, Founder e Diretor Comercial, Consulting Blue
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