A Administração Empresarial como aliada no Planejamento Estratégico de Conteúdo para redes sociais

Sabia que produção de conteúdo e social mídia tem muito mais coisas em comum com administração do que você poderia imaginar?

Apesar de a maioria das pessoas consumirem conteúdos quase que inconscientemente através de plataformas de redes sociais, a maior parte das grandes marcas investem primeiro em planejamento. 

Essa produção de conteúdo precisa ser guiada por uma bússola que indique métricas, através de ferramentas de gestão, como Objectives Keys Results (OKRs) ou Key Performance Indicators (KPIs). 

Através dessas coordenadas é possível construir o nome de uma marca, além de estabelecer uma relação relevante com os contatos, ou público de cada empreendimento. 

Logo, a produção de conteúdo precisa estar intimamente alinhada com essas ferramentas de planejamento estratégico. 

 Indicadores podem estruturar melhor sua estratégia de conteúdo a comercial

 

Objectives Key Results (OKRs)

OKR é uma metodologia de planejamento empresarial criada por John Doerr nos anos 1970, agora investidor na empresa Kleiner Perkins, à época em que era executivo da empresa Intel. 

Curiosidade: a metodologia OKR foi utilizada nos anos 2000 pela Google.

A estratégia estabelece objetivos chave da empresa e resultados das equipes para alcançar metas corporativas. Essas metas precisam estar alinhadas com propostas de valor, por meio da estipulação em números dos objetivos da empresa, por exemplo:

Objetivo: aumentar o faturamento líquido da empresa em 50%

Key Results 1: fechar 5 vendas mensais através de cada vendedor

Key Results 2: apresentar 2 propostas de valor por semana

Key Results 3: trazer 10 visitas diárias para o site

Key Performance Indicator (KPIs)

KPI ou indicador-chave de desempenho em português, é uma técnica de gestão que alinha com toda a corporação, a missão, visão e valores da empresa. 

Os KPIs podem ter inúmeras categorias além das quantitativas e qualitativas, como de entrada, resultados, direcionais e financeiros. 

Esses resultados de desempenho podem ser calculados pela produtividade e pelo tempo de inatividade do colaborador por hora. Produtos também podem ser avaliados dessa forma, com stock out, market share e giro de estoque. 

Além da fase planejamento, esses resultados também precisam ser mensurados, registrados de forma clara e objetiva e repassados caso haja uma equipe envolvida na tarefa de produção de conteúdo.

Em suma, para vender é importante se comunicar, mas o que? para quem? quando? onde? como? e por quê? Experimente aplicar estes questionamentos ao seu negócio.  

Você também pode optar por uma Consultoria que vai te ajudar a construir os objetivos e metas da empresa, estruturando a melhor maneira de alcançar os objetivos gerais do seu negócio.

Uma consultoria especializada em Gestão Empresarial tem a capacidade de traçar a melhor e mais fácil estratégia para cada tipo de negócio.

 

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Nara Honório, assessoria de comunicação

Sandro Zambelli, direção comercial 

Com informações de: Comunicação Integrada

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