Como vender durante uma Crise

Como Vender durante uma Crise: Técnicas para  tempos de imprevisibilidade

Provavelmente você se fez essas perguntas: E agora? Como Vender durante uma Crise? Como manter bons resultados?

Mas para entender como montar uma estratégia de vendas nesses momentos de completa imprevisibilidade, temos que iniciar a nossa conversa admitindo alguns pontos:

  • Mercado mudou;
  • Consumidor mudou;
  • Os hábitos de consumo mudaram.

Se você respondeu sim para todas os itens acima, com certeza está preparado para ouvir o que iremos dizer abaixo.

Ponto em comum de muitas empresas

Mas se você não está convencido dos itens que informei, talvez nem tudo que iremos relatar aqui será extremamente útil nesse momento. Se uma das frases abaixo você se identificar, não fique nervoso, você não está sozinho!

Muitas empresas se fazem essa pergunta, tentando buscar respostas para como vender durante uma crise… Aliás estes questionamentos faz parte da grande maioria. Porém, tenho uma notícia bem legal para você: ainda você pode mudar o seu pensamento e voltar a vender mais!!!

  • “O mundo todo faz previsões sobre o futuro e qual será nosso “novo normal”;
  • “Todos estão se baseando em achismos, por que vou fazer uma estratégia de vendas com achismos? Onde irá me levar?;
  • “Não vou pensar no futuro, estou sobrevivendo hoje para pagar as contas. Estou vivendo um dia após o outro.”
  • “Todas as previsões falharam…”

Metologia & Técnicas para Vender na Crise

Vamos lá!!! A metodologia das técnicas de como vender durante uma crise começa com uma frase do Lewis Carroll:

“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Apesar de Lewis Carroll ter sido irônico nessa frase, essa relata realmente as dúvidas quanto às incertezas do mundo dos negócios de hoje. Antes conseguíamos fazer planejamento de vendas com grande precisão para um ano, mas hoje, infelizmente, as previsões são apenas para o próximo mês e às vezes para a próxima semana, não é mesmo?

E é aí que entramos com a Metodologia & Técnicas de como vender durante uma crise.

Então, vamos começar convidando você a construir comigo os novos mapas mentais dos mercados que estão sendo criados para o que chamamos de o “Novo” hoje.

  • Revalidar seu modelo de negócio: independente se seu mercado ainda está caminhando bem (ex: supermercado, software etc.);
  • Pensar em produtos que sejam aplicáveis ao offline e ao online;
  • Desenvolver novos produtos com o cliente e não para o cliente. Agora com o Marketing Digital, podemos fazer isso com mais velocidade e menor custo;
  • O cliente se adaptou a consumir pela internet (Google ADS & Facebook ADS podem ser grandes aliados nesta questão), portanto conversar com seu cliente de forma virtual é imprescindível;
  • Você não precisa mais esperar seu cliente entrar no seu negócio, agora você tem como encontrar seu cliente também no mercado online;
  • Para vender no momento atual, esqueça aquele velho cafezinho com o cliente, agora a videoconferência e uma boa apresentação acelera o processo;
  • Não basta mais traçar apenas mercado consumidor, agora é necessário olhar para diversos nichos de mercado para você penetrar mais e mais rápido;
  • Testar novos produtos e serviços;
  • Transformar e não mais melhorar processos. Transformar temos que pensar por exemplo no Uber, que transformou a forma de se transportar, não simplesmente melhorou o processo do antigo taxi;
  • Pensar fora da caixa mais do nunca, ou seja, todo mundo está na internet, agora precisa pensar como se diferenciar de todos na internet.

Adapte e alinhe sua forma de pensar com o cenário atual

Esses são apenas alguns tópicos para começar a redesenhar o novo modelo mental do “novo” hoje.

Então, na próxima matéria de tempos de Incertezas, vamos discutir um pouco sobre o desenvolvimento de produtos de forma hackeada, ou extremamente rápida, o famoso Mínimo Produto Viável.

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