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Benchmarking, como estruturar essa análise empresarial?

Benchmarking, como estruturar essa análise empresarial?

Mas o que é benchmarking? Já ouviu falar? 

O objetivo dessa técnica é melhorar o nível de competitividade entre negócios.

A tradução de benchmarking equivale a um ponto de referência, ou seja, é um processo estratégico que reúne o máximo de dados das empresas selecionadas, para comparar e obter um desempenho mais atrativo para o seu negócio.

Ou seja, o objetivo deste levantamento é analisar o desempenho da sua empresa frente aos concorrentes. 

É nesse momento que entra em ação uma análise aprofundada do mercado para traçar o próprio perfil da empresa, e das outras para encontrar novas formas de atuar e expandir.

Por onde começar a estruturar um benchmarking

A melhor forma de analisar esses resultados internamente é através de métricas e indicadores de performance, chegamos a falar deles várias vezes, no mundo corporativo ele é definido como Key Performance Indicator (KPIs).

Esses indicadores são o ponto de partida para compreender os próprios resultados baseados nos resultados da concorrência.

Essa seria a melhor maneira de melhorar a estratégia comercial, operacional, de gestão de pessoas ou financeira, de acordo com a demanda do negócio.

Mas não é só sair por aí coletando dados e mais dados, apontando e comparando, mas não chegando a lugar nenhum.

Existem tipos onde o benchmarking pode ser enquadrado:

Estratégia de acordo com a sua necessidade

Genérico: esse formato é usado para comparar processos de empresas com viés muito parecido. Através dele é possível identificar facilmente pontos que precisam de melhorias.

Interno: essa análise é responsável pelo monitoramento de determinados setores na empresa podendo ser o setor de logística financeiro ou comercial por exemplo.

Cooperação: o modelo de cooperação ocorre entre duas empresas que identificaram sucesso em uma determinada estratégia e juntas compartilham esses cases de sucesso para crescerem de forma parecida mesmo que em caminhos diferentes.

Funcional: o modelo funcional mira em um departamento específico. 

Define qual precisa receber maior atenção independente da comparação com algum outro modelo de negócio, a exemplo da gestão financeira que independente da empresa precisa funcionar integralmente.

Competitivo: o benchmarking competitivo analisa toda a concorrência, para isso capta todas as informações possíveis e disponíveis da empresa estudada para estar à altura pela disputa dos mesmos clientes.

O que você precisa saber antes de começar seu benchmarking

No entanto antes de começar a estruturar seu benchmarking é importante definir quantos concorrentes serão monitorados, o indicado é que sejam pelo menos três.

Outro ponto importante é que sejam definidos quais os indicadores usados como análise, a ideia é que sejam analisados principais indicadores de performance que precisam ser melhorados. 

Levante o máximo de informações possíveis do seu negócio e dos negócios comparados, feito isso analise os pontos positivos e negativos e estruture ações que foram proveitosas ou não dos dois lados.

Importante:

Os dados captados para essa análise de benchmarking precisam atender a algumas exigências como:

Caráter de legalidade, os meios de obtenção dessas informações precisam ser lícitos e de comum acordo.

Troca equivalente de informações, reforçando a parceria entre os negócios.

Confidencialidade, esses dados precisam ser tratados de forma confidencial e o colaborador responsável pela sua compilação e análise também precisa ser de total confiança para garantir o sigilo das informações.

Por último todas essas informações precisam ser aproveitadas o máximo possível para potencializar os resultados da empresa e consertar falhas de processo e de gestão.

Em outras palavras ou benchmarking é uma análise de mercado muito mais aprofundada e estratégica.

Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito da sua empresa aqui!

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

 

Nara Honório, Assessoria de Comunicação, Consulting Blue

Sandro Zambelli, CEO, Direção Comercial, Consulting Blue

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