A maioria das empresas que entram no mercado digital encontram dificuldades em construir a persona ideal e atingir o público alvo.
Por mais que possuam soluções para diversas dores, problemas e necessidades dos seus clientes, o encontro dessas duas vias é mais difícil de acontecer na internet, ou seja, quem precisa e quem fornece nem sempre se conectam.
A maioria das pessoas recorre à busca do Google quando existe um desejo de compra ou questionamento sobre qualquer coisa, tornando o Google uma ferramenta baseada em duas funcionalidades principais: alimentar intenções de compra e oferecer informação.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração, conversão e fidelização da marca frente ao público, com foco na produção de conteúdo de valor. A estratégia visa atrair e captar o público para poder lançar propostas futuras de compra ou contratação de serviços.
A ideia inicial é simples, oferecer conteúdo relevante que desperte o interesse sobre determinada dor de um segmento, construindo a imagem de uma figura de autoridade.
Essa construção da autoridade da marca pode ocorrer para qualquer público e é um grande artifício para encontrar o público, além de gerar visitas para o site e redes sociais, educar o público, fidelizando clientes.
Principais estratégias do marketing de conteúdo
Jornada de compra
O grande diferencial do marketing de conteúdo é a compreensão de que cada cliente está em um nível diferente da jornada de compra, o que significa que serão produzidos conteúdos e ofertados serviços diferentes para cada tipo de consumidor.
Funil de vendas
Imagine que sua empresa, produto ou serviços estão disponíveis em um closet, em que existem 3 prateleiras, a do topo, meio e a de baixo.
Para decidir como você sairá de casa, você escolherá um item de cada prateleira, pode ser uma camisa, uma calça e um sapato. No entanto, tomar uma decisão pode não ser tão simples assim e pode ser que haja a necessidade de mais combinações antes dessa escolha ocorrer.
Topo de funil
O topo de funil é a primeira etapa utilizada para apresentar e reconhecer dores e dificuldades específicas do público.
Meio de funil
A camada do meio do funil de vendas passa a valer em seguida, aqui o seu público procura opções, conteúdos e respostas relevantes para a sua dor.
Fundo de funil
Nesta etapa podem ocorrer ofertas de valor, as necessidades já foram observadas e o público começa a aceitar com mais facilidade suas soluções, além de nutrir um sentimento de confiança maior pela marca.
Canais de comunicação para empresas
As estratégias do marketing de conteúdo precisam ser planejadas, mas também precisam ser colocadas em prática através da escolha dos principais canais de comunicação com o público, que podem variar de acordo com a necessidade de cada produto.
A partir deste ponto o seu negócio pode optar por uma comunicação mais assertiva via e-mail marketing, redes sociais, site ou blog, o importante é nutrir essa comunicação com o público constantemente.
Você também pode optar por uma Consultoria que vai te trazer uma visão panorâmica de toda sua necessidade, estruturando a melhor maneira de obter uma comunicação efetiva.
Uma consultoria especializada em Gestão Empresarial tem a capacidade de traçar a melhor e mais fácil estratégia para cada tipo de negócio.
Com informações de: mLabs
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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue
e-Blue Academy
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