Como Vender durante uma Crise: Técnicas para tempos de imprevisibilidade
Provavelmente você se fez essas perguntas: E agora? Como Vender durante uma Crise? Como manter bons resultados?
Mas para entender como montar uma estratégia de vendas nesses momentos de completa imprevisibilidade, temos que iniciar a nossa conversa admitindo alguns pontos:
- Mercado mudou;
- Consumidor mudou;
- Os hábitos de consumo mudaram.
Se você respondeu sim para todas os itens acima, com certeza está preparado para ouvir o que iremos dizer abaixo.
Ponto em comum de muitas empresas
Mas se você não está convencido dos itens que informei, talvez nem tudo que iremos relatar aqui será extremamente útil nesse momento. Se uma das frases abaixo você se identificar, não fique nervoso, você não está sozinho!
Muitas empresas se fazem essa pergunta, tentando buscar respostas para como vender durante uma crise… Aliás estes questionamentos faz parte da grande maioria. Porém, tenho uma notícia bem legal para você: ainda você pode mudar o seu pensamento e voltar a vender mais!!!
- “O mundo todo faz previsões sobre o futuro e qual será nosso “novo normal”;
- “Todos estão se baseando em achismos, por que vou fazer uma estratégia de vendas com achismos? Onde irá me levar?;
- “Não vou pensar no futuro, estou sobrevivendo hoje para pagar as contas. Estou vivendo um dia após o outro.”
- “Todas as previsões falharam…”
Metodologia & Técnicas para Vender na Crise
Vamos lá!!! A metodologia das técnicas de como vender durante uma crise começa com uma frase do Lewis Carroll:
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”
Apesar de Lewis Carroll ter sido irônico nessa frase, essa relata realmente as dúvidas quanto às incertezas do mundo dos negócios de hoje.
Antes conseguíamos fazer planejamento de vendas com grande precisão para um ano, mas hoje, infelizmente, as previsões são apenas para o próximo mês e às vezes para a próxima semana, não é mesmo?
E é aí que entramos com a Metodologia & Técnicas de como vender durante uma crise.
Então, vamos começar convidando você a construir comigo os novos mapas mentais dos mercados que estão sendo criados para o que chamamos de o “Novo” hoje.
1 – Revalidar seu modelo de negócio: independente se seu mercado ainda está caminhando bem (ex: supermercado, software etc.);
2 – Pensar em produtos que sejam aplicáveis ao offline e ao online;
3 – Desenvolver novos produtos com o cliente e não para o cliente. Agora com o Marketing Digital, podemos fazer isso com mais velocidade e menor custo;
Transformar e não apenas melhorar processos.
Adapte e alinhe sua forma de pensar com o cenário atual
Esses são apenas alguns tópicos para começar a redesenhar o novo modelo mental do “novo” hoje.
Então, na próxima matéria de tempos de Incertezas, vamos discutir um pouco sobre o desenvolvimento de produtos de forma hackeada, ou extremamente rápida, o famoso Mínimo Produto Viável.
Consulting Blue: Especialistas em Gestão de Empresas
Meu nome é Fernando sou co-fundador da Consulting Blue, faço consultoria de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte há mais de 15 anos.
Se gostou da matéria e ainda precisa de ajuda para mudar o rumo da sua empresa nós podemos te ajudar, procure a Consulting Blue!