Apesar de parecer simples, são tão poucas empresas que podem falar com propriedade que têm uma cultura empresarial sólida. Isso é assustador, porque é por causa da cultura empresarial que as empresas vivem, crescem e se perpetuam.
Conheça a cultura de algumas empresas
Se o seu negócio quer ser tão forte quanto as grandes multinacionais, por menor que ele seja, precisa ter em seu alicerce a cultura empresarial, com missão, visão, valores, código de conduta e as bases da cultura bem fundamentados, esses fatores serão determinantes para que hoje e amanhã ela continue com a mesma garra de quando começou.
Estabelecer esse código de conduta também ajuda a implementar os ideais do negócio ao longo dos anos, para novos funcionários, ou até para revisitar e melhorá-lo em momentos de grandes crises.
Empresas com cultura empresarial forte
1 Coca-Cola
A Coca-Cola tem uma das culturas empresariais mais sólidas do mercado mundial.
Se destacando pela inovação e globalização da marca. A empresa é vidrada em inovação e organização, permitindo que a comunicação entre as filiais aconteça de forma integral ao redor do mundo.
A Coca-Cola ainda incentiva a diversidade além de seus 4 pilares principais: criar; articular, regular e avaliar, esse processo vai da atração, retenção de talentos a avaliação e melhoria dos processos internos e externos.
2 Google
A Google é muito conhecida por suas inovações e transformações no mercado global, não é à toa que é um dos lugares mais desejados para se trabalhar no mundo, pelo ambiente leve, descontraído e pela flexibilidade.
Essa cultura organizacional permite espaço e lugar de fala para os colaboradores. De acordo com a missão, visão, valores e outros manuais da Google, a ideia é buscar a colaboração contínua entre funcionários.
Muito além de CEOs, a Google é a empresa mais próxima de fomentar cargos como o Chief Happiness Officer (CHO), encarregado de captar e desenvolver a sensação de felicidade entre os funcionários.
3 Facebook (Meta)
Em alta por causa do lançamento do Metaverso e algumas polêmicas sobre políticas nas redes sociais, a agora Meta, mas eterno Facebook é uma empresa com perfil inovador e ousado.
A contratação valoriza funcionários com habilidades interpessoais propositivas, ou melhor, dispostos a pensar e propor ações realizáveis com ideia de expansão “fora da caixa”, o conhecido senso comum.
Além disso, a empresa fomenta diversos benefícios para seus colaboradores como horários flexíveis.
E apesar de a Norma Reguladora (NR 17) ser aplicada no Brasil, permitindo pausas de 10 a 20 minutos contando como hora de trabalho, a Meta também fomenta salas de descompressão com ambientes para relaxar e recarregar as energias, além de assistência médica, incentivo para criação e a horizontalização da comunicação.
4 Nubank
A Nubank é uma empresa brasileira de porte unicórnio de acordo com o ranking da revista Fast Company, é a 3ª empresa mais inovadora da América Latina.
O conceito de unicórnio é válido para startups que atingiram um valor de mercado acima de US$ 1 bilhão.
De acordo com a sua co-fundadora, Cristina Junqueira, a cultura organizacional é um dos principais motivos.
A Nu não exige dress code
O código de vestimenta como roupas formais não é necessário, ela acredita que é através da liberdade que os colaboradores alcançam o máximo potencial.
Cronograma
O happy hour das sextas-feiras é animado, contando com um food truck que estaciona na hora do almoço.
Salas de descompressão
Assim como a Meta, a Nu também oferece espaços para relaxar, com atividades como pebolim.
Diversidade
Todos os setores são abertos à diversidade.
Atendimento
A fintech também aposta em atendimento humanizado e personalizado para seus clientes.
Quais os benefícios de consolidar a cultura empresarial
1 – Alinhamento e identificação com os valores e estratégias da empresa
2 – Transparência, que permite confiança de novos colaboradores na organização
3 – Redução de turnover, instabilidade de funcionários e alta rotatividade assustam e afastam bons colaboradores
4 – Produtividade, se profissionais motivados encontram espaço para produzir o que eles fazem? Produzem melhor!
Quando o funcionário se identifica com a empresa, seus valores de vida são facilmente alinhados com os objetivos do negócio. Isso facilita os processos em curto e longo prazo.
“Quando as pessoas estão à vontade, é quando elas funcionam melhor” Daniel Goleman, jornalista e autor dos livros: Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente e Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso.
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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue