Precificação de produtos é um dos processos mais sofridos para qualquer negócio, esteja começando ou não.
Com a instabilidade da inflação brasileira acumulando um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na casa de 10,67% só nos últimos 12 meses; contra 4,31% em 2019, o desafio da precificação de produtos e serviços torna-se mais difícil.
Se “der um Google” facilmente vai encontrar inúmeros outros episódios sobre outras crises econômicas, além das soluções encontradas para equilibrar essa balança.
Em um cenário onde o valor de toda cadeia de produção muda o tempo todo, empresários e empreendedores vivem à procura do “preço justo” ou melhor, como fazer precificação de produtos?
Mas 89% dos empresários têm dificuldade em determinar os preços dos próprios produtos, de acordo com uma pesquisa realizada com 10 mil empresas brasileiras*.
Se você não tiver noção nenhuma sobre como precificar, pode baixar a nossa planilha gratuita sobre precificação estratégica no final do artigo!
Como simplificar a precificação de produtos?
Engana-se quem acha que o empreendedorismo só cresceu no país com a pandemia.
De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor de 2020, mais de 10 milhões de empreendimentos antigos também fecharam as portas.
O resultado da pesquisa realizada em mais de 46 países só provou que sim, falta oportunidade, mas também sobra dificuldade do gestor em gerenciar as finanças do empreendimento.
Em outras palavras: a precificação correta pode ser a grande aliada e inimiga de uma PME ou StartUp, nesses casos o Markup e o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) podem ser muito úteis na sua estratégia de vendas.
Pode ser que só um curso rápido de Contabilidade para Bares e Restaurantes já ajude o seu negócio com algumas ideias sobre contabilidade, gestão de custos, precificação e lucro.
Mas se você precisa de uma ajudinha um pouco mais acessível pode assistir o nosso curso sobre Gestão financeira como armas para obtenção de resultados aqui.
4 dicas de precificação de produtos
1ª Dica – Acompanhe os preços do mercado
Essa dispensa apresentações, mas é a base que deve fazer parte da rotina da PME. Acompanhe a alta e queda dos preços no seu setor.
Seu negócio precisa ter o hábito de se anteceder com base em dados para tomar decisões.
Mas cuidado, nem sempre acompanhar preços é uma boa ideia, você pode não ter o mesmo custo interno de seu concorrente e pode ter prejuízos ao tentar acompanhar preços.
2ª Dica – Conheça o público/persona
“O cliente tem sempre a razão” quando se apaixona e escolhe a sua marca. Para conseguir atrair a atenção dele, é imprescindível entender seus hábitos e desejos.
Isso facilita a criação de planejamentos e estratégias. Utilize a precificação estratégia como iscas e promoções para atrair seu cliente, mas cuidado: saiba o impacto de cada mudança de preço na margem final de seu negócio
3ª Dica – Conheça e considere todos os processos do negócio
Conhecer e considerar processos ajuda a entender o valor real, além de ajudar a agregar um valor justo ao produto, considerando impostos, taxas e locações, os famosos custos fixos e variáveis.
Faça a famosa conta de mark-up (que leva em consideração custos fixos, variáveis e margem de lucro desejada na precificação)
4ª Dica – Comece a lucrar de forma justa!
Qual o lucro que você espera do seu negócio? Qual a média de lucro em seu segmento?
O Pricing Estratégico pode te ajudar a controlar todo esse processo. Ou seja, sua estratégia comercial precisa considerar o momento e as condições de mercado.
Uma consultoria em gestão empresarial especializada pode ajudar no seu processo de construção de preços justos e equilibrados.
Concluindo
Com o dólar sempre disparando, fora as instabilidades político-econômicas é imprescindível repensar como melhorar o processo de precificação.
Essa é a base para conviver com a inflação e otimizar processos para prever tomadas de ação capazes de conter prejuízos financeiros.
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que os materiais disponibilizados possam ajudar o seu negócio a entender um pouquinho mais sobre o processo de vendas e alavancar seus resultados!
Com informações: PEGN/Economia Uol
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Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue