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Quais os principais indicadores de performance?

Os indicadores de performance ou desempenho são usados para medir e avaliar de diversas formas a evolução de uma organização e isto vale para empresas de qualquer porte.

Importante lembrar que existem inúmeros modelos de indicadores que devem ser considerados do ponto de vista da relevância dessa métrica de acordo com os objetivos desejados pela empresa.

A intenção é que eles monitorem dados que possam ser analisados e otimizados durante a rotina empresarial.

A sigla KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador chave de performance e pode ser dividida ou estruturada dentro das seguintes necessidades de cada negócio:

Indicadores de Capacidade

Metrificam os resultados da produção de uma empresa durante um determinado período de tempo. Neles são estipulados quantos produtos são produzidos por hora; quantos clientes foram atendidos por mês ou quantas comunicações foram realizadas por dia. 

Indicadores Estratégicos

Essa modalidade mantém o foco na situação do negócio e sua relação com as metas e objetivos. 
Esses indicadores costumam coletar dados sobre porcentagem de lucro; nível de crescimento mensal; ticket médio ou por exemplo o Market Share. 

Indicadores de Produtividade

Têm o propósito de identificar os investimentos gastos pela taxa de retorno pelos serviços. Esses indicadores avaliam o sucesso e a produtividades das operações.

Os indicadores mais utilizados nessa etapa costumam ser:
Índice de lucratividade;
Capacidade de Produção;
Custo por Lead (CPL);
Custo de Aquisição por cliente;
Taxa de Conversão de vendas,
Taxa de churn

Indicadores de Qualidade

Esses indicadores costumam ser mais experimentais, com menos índices para apurar e se concentram em conhecer todo o processo para melhor o resultado dos serviços.
Os mais conhecidos são os índices de:
Eficiência. 
Efetividade.
Eficácia.


Concluindo

Os KPIs, Indicadores Chave de Performance são estratégias imprescindíveis para que o seu negócio consiga mensurar as metas desejadas e alcance com mais facilidade os seus objetivos. 

Eles devem ser criados sob medida conforme os interesses de sua empresa, importante também criar um processo de medição confiável e de apresentação dos dados, além de um momento (uma reunião semanal ou mensal por exemplo) para se tomar as decisões.

Gostou do artigo, quer falar mais sobre ele ou tem alguma dúvida? 

Nós podemos te ajudar a implantar os indicadores na sua empresa!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue

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