A política comercial é um conjunto de regras e ações de base, com o objetivo de padronizar e tornar a marca ou o produto forte no mercado.
O conceito é muito mais abrangente do que parece. Todo mundo já ouviu falar, mas a maioria não sabe o que é de fato, como funciona ou como desenvolver.
A política comercial é um modelo de comportamento gerencial, que padroniza diversas ações administrativas; de regras de conduta a crédito, tabelas de valores e respostas às inadimplências.
Exemplificando:
A Política Comercial funciona como um manual de boas práticas ou até um Frequently Asked Questions (FAQ) da empresa, que determina ações pré-estabelecidas de forma objetiva para diversas situações rotineiras ou de conflito.
4 Dicas para melhorar a Política Comercial
1 – Preste atenção no cliente
Para melhorar o modo de conduta da Política Comercial é imprescindível estar atento a qualquer questionamento ou apontamento dos clientes e consumidores.
Perceber o comportamento e a reação deles sobre o seu produto ou serviço ajuda a melhorar a percepção deles sobre a sua marca.
Pense rápido, você saberia responder por que seu concorrente vende mais barato? Por que esse é o valor do seu produto?
Não vale responder “porque sim”, Lembra do professor Tibúrcio?
É, ele vai te dizer isso mesmo “porque sim não é resposta”! Tudo precisa de um porque plausível.
A – O produto da concorrência custa “x” porque é industrializado, feito em uma enorme linha de produção; enquanto o meu é o trabalho de um homem só, manual e personalizado como o terno de um alfaiate.
B – Esse é o valor do meu produto porque as matérias-primas estão escassas ou porque a taxa Selic, Sistema Especial de Liquidação e Custódia, está estacionada em 9,25% ao ano (2021).
Tenha argumentos bem elaborados e também objetivos, tudo vale de lição aprendida para melhorar sua Política Comercial.
2 – Fundamente uma estratégia
A política comercial precisa estar respaldada por uma estratégia, elaborada para garantir a sobrevivência e o rendimento do negócio, de forma saudável e rentável.
3 – Estabeleça regras de preço
A política comercial ajuda a estabelecer margens.
Os limites comerciais evitarão ofertas e descontos em demasia, de forma que afete o faturamento prevendo ações para altas e baixas demandas de produtos.
Prestar atenção no comportamento dos seus clientes também pode ajudar a segmentar melhor os produtos, através de canais de vendas e hábitos de consumo de determinadas regiões demográficas.
4 – Analise indicadores
Existem indicadores estruturados no seu negócio?
Sabia que eles são capazes de prever diversos tipos de comportamento?
Mas para que isso seja possível é importante implantar a cultura do registro. Temos um material muito interessante sobre a importância dessa cultura, você pode acessá-lo a seguir.
Mas antes de tudo sua Política Comercial também precisa prever a cultura do registro para que seja possível a estruturação de indicadores e orientações para uma política comercial realmente eficaz.
Se a sua empresa ou startup precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!
Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, CEO e Diretor Comercial, Consulting Blue
Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!
Você pode gostar de ler:
Qual a importância da cultura do registro