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Vender melhor? 4 dicas básicas para sua equipe

Vamos dar 4 dicas simples para você vender melhor! E que apesar de simples podem trazer um enorme resultado para suas vendas!

Metas e estratégia, apoio para a equipe, monitoramento e incentivos para quem bate as metas.

Não é raro encontrar uma empresa com enorme potencial de venda, mas sem uma equipe organizada o suficiente para trazer os resultados necessários. 

Em quase 90% dos clientes que atuamos percebemos uma grande dificuldade em aumentar vendas.

Mas a boa notícia é que alguns erros são bem fáceis de resolver e podem te ajudar a vender melhor.

1º Meta e estratégia para vender

A estratégia é coisa mais importante na empresa, isso é indiscutível caso você queira vender melhor.

É a essência e razão de existir da sua empresa.

Se ela não estiver bem decidida e clara na cabeça da sua equipe podemos ter pessoas indo em direções contrárias, a única coisa que une pessoas diferentes são objetivos em comum.

Qual é o objetivo da sua empresa? 

Ela existe para quê? 

Em que direção estamos indo? 

Essas e outras perguntas devem ser respondidas na definição de uma estratégia, tudo isso impacta na forma de vender.

Uma vez definida a estratégia, temos que ter metas que nos levem a esta estratégia.

Sendo necessário que a meta seja clara e divulgada a sua equipe.

Isso porque para quem não tem uma meta qualquer número serve.

E se a sua equipe não tem uma meta você não está sendo claro de onde eles devem chegar. 

Uma meta pode ser de quantidade de produto a ser vendido, de valor ($), de quantidade de clientes novos por exemplo.

 Apoio para a equipe na busca das metas

Por incrível que pareça muitos vendedores que até foram bem-sucedidos no passado, que já vendem há anos, não conseguem atingir as metas sozinhos.

Normalmente isso acontece porque eles seguiam a “receita do bolo” da empresa anterior, ai te pergunto: 

Você tem uma “receita de bolo”? 

Qual é o roteiro de sucesso para vender na sua empresa? 

Vou dar mais um exemplo: 

Em certa empresa levantamos todo potencial por cidade, dividimos as regiões por canal de vendas e entregamos a lista de clientes a serem abordados por região e a exata argumentação que deveriam usar.

Sozinhos os vendedores não conseguiam um bom aproveitamento e vender virou um transtorno. 

Moral é que o vendedor não pode jamais sair de manhã e ainda estar decidindo para que lado vai!

 Monitorar sua equipe

E uma vez definida a cada membro da equipe a sua meta e como ele vai buscá-la, quais os meios para isso, é hora de monitorar e apoiar diariamente ou semanalmente. 

Isso vai depender da maturidade da equipe e do tipo de operação. 

Equipe sozinha na rua ou atrás de um computador tende a produzir menos e perder o foco, por isso é necessário um acompanhamento sistemático para cobrar as metas, a agenda dia a dia.

E um dos passos mais importantes é dar o apoio na busca, na formação da agenda e roteiro de visitas ou ligações, no potencial de venda por cliente, por cidade. 

Somente “estalar o chicote” para vender mais não adianta, temos que ajudar e apoiar.

Também é muito importante ir a campo junto aos seus vendedores e entender os clientes! 

Gerente “piloto de mesa de escritório” não rola!

Aconselhamos a criação de uma reunião sistêmica com ata, data e hora fixos, recomendamos também separar as reuniões por equipe de líderes para melhor aproveitamento de vendas. 

E nestas reuniões deve-se sempre anotar as pendências e tudo que for combinado para na próxima reunião verificar se cada um cumpriu com sua parte, criando assim um ciclo virtuoso na gestão.

 Crie desafios e competições para vender mais

O ser humano é competitivo e gosta de ser premiado e reconhecido quando supera as expectativas.

Para isso crie incentivos e premiações para quem vender mais e ultrapassar a meta estipulada. 

Também fique de olho no mercado!

Quanto estão remunerando lá fora, senão sua equipe pode ir embora para o concorrente se você estiver desinformado.

Concluindo

Com essas dicas simples, para muitos, já é o suficiente para mudar a forma de vender.

O que pode ajudar sim a decolar o seu processo de vendas.

Lógico que existem mais fatores que influenciam as vendas talvez até mais relevantes em alguns casos.

Como por exemplo: a estratégia de preço e custo do produto; o marketing; a embalagem, a estratégia de mercado e região.

Meu nome é Sandro sou co-fundador da Consulting Blue, faço consultoria de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte há mais de 15 anos.

Se gostou da matéria e ainda precisa de ajuda para mudar o rumo da sua empresa nós podemos te ajudar!

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