Vamos dar 4 dicas simples para você vender melhor! E que apesar de simples podem trazer um enorme resultado para suas vendas!
Metas e estratégia, apoio para a equipe, monitoramento e incentivos para quem bate as metas.
Não é raro encontrar uma empresa com enorme potencial de venda, mas sem uma equipe organizada o suficiente para trazer os resultados necessários.
Em quase 90% dos clientes que atuamos percebemos uma grande dificuldade em aumentar vendas.
Mas a boa notícia é que alguns erros são bem fáceis de resolver e podem te ajudar a vender melhor.
1º Meta e estratégia para vender
A estratégia é coisa mais importante na empresa, isso é indiscutível caso você queira vender melhor.
É a essência e razão de existir da sua empresa.
Se ela não estiver bem decidida e clara na cabeça da sua equipe podemos ter pessoas indo em direções contrárias, a única coisa que une pessoas diferentes são objetivos em comum.
Qual é o objetivo da sua empresa?
Ela existe para quê?
Em que direção estamos indo?
Essas e outras perguntas devem ser respondidas na definição de uma estratégia, tudo isso impacta na forma de vender.
Uma vez definida a estratégia, temos que ter metas que nos levem a esta estratégia.
Sendo necessário que a meta seja clara e divulgada a sua equipe.
Isso porque para quem não tem uma meta qualquer número serve.
E se a sua equipe não tem uma meta você não está sendo claro de onde eles devem chegar.
Uma meta pode ser de quantidade de produto a ser vendido, de valor ($), de quantidade de clientes novos por exemplo.
2º Apoio para a equipe na busca das metas
Por incrível que pareça muitos vendedores que até foram bem-sucedidos no passado, que já vendem há anos, não conseguem atingir as metas sozinhos.
Normalmente isso acontece porque eles seguiam a “receita do bolo” da empresa anterior, ai te pergunto:
Você tem uma “receita de bolo”?
Qual é o roteiro de sucesso para vender na sua empresa?
Vou dar mais um exemplo:
Em certa empresa levantamos todo potencial por cidade, dividimos as regiões por canal de vendas e entregamos a lista de clientes a serem abordados por região e a exata argumentação que deveriam usar.
Sozinhos os vendedores não conseguiam um bom aproveitamento e vender virou um transtorno.
Moral é que o vendedor não pode jamais sair de manhã e ainda estar decidindo para que lado vai!
3º Monitorar sua equipe
E uma vez definida a cada membro da equipe a sua meta e como ele vai buscá-la, quais os meios para isso, é hora de monitorar e apoiar diariamente ou semanalmente.
Isso vai depender da maturidade da equipe e do tipo de operação.
Equipe sozinha na rua ou atrás de um computador tende a produzir menos e perder o foco, por isso é necessário um acompanhamento sistemático para cobrar as metas, a agenda dia a dia.
E um dos passos mais importantes é dar o apoio na busca, na formação da agenda e roteiro de visitas ou ligações, no potencial de venda por cliente, por cidade.
Somente “estalar o chicote” para vender mais não adianta, temos que ajudar e apoiar.
Também é muito importante ir a campo junto aos seus vendedores e entender os clientes!
Gerente “piloto de mesa de escritório” não rola!
Aconselhamos a criação de uma reunião sistêmica com ata, data e hora fixos, recomendamos também separar as reuniões por equipe de líderes para melhor aproveitamento de vendas.
E nestas reuniões deve-se sempre anotar as pendências e tudo que for combinado para na próxima reunião verificar se cada um cumpriu com sua parte, criando assim um ciclo virtuoso na gestão.
4º Crie desafios e competições para vender mais
O ser humano é competitivo e gosta de ser premiado e reconhecido quando supera as expectativas.
Para isso crie incentivos e premiações para quem vender mais e ultrapassar a meta estipulada.
Também fique de olho no mercado!
Quanto estão remunerando lá fora, senão sua equipe pode ir embora para o concorrente se você estiver desinformado.
Concluindo
Com essas dicas simples, para muitos, já é o suficiente para mudar a forma de vender.
O que pode ajudar sim a decolar o seu processo de vendas.
Lógico que existem mais fatores que influenciam as vendas talvez até mais relevantes em alguns casos.
Como por exemplo: a estratégia de preço e custo do produto; o marketing; a embalagem, a estratégia de mercado e região.
Meu nome é Sandro sou co-fundador da Consulting Blue, faço consultoria de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte há mais de 15 anos.
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