5 Dicas infalíveis para precificar seus produtos ou serviços corretamente.

Aplicando nossa metodologia de precificação estratégica, sua empresa poderá alcançar:

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O mundo evoluiu. O jeito de fazer gestão também.

Gestão de precificação: Essencial para o crescimento de qualquer empresa.
O Processo de precificação tem uma grande influência no lucro de uma empresa. Não basta realizar uma boa compra ou prestar um serviço bem enxuto, se não usar uma estratégia de precificação.

Seu preço precisa entregar valor aos clientes

Para entregar valor aos clientes e precificar de forma estratégica, é preciso seguir alguns passos para não comprometer a saúde financeira da empresa e ao mesmo ter uma boa referência de competitividade na cabeça de nosso cliente, se não, seria fácil né…. bastaria colocar a margem que desejamos e tudo certo. Mas sabemos que não é bem por aí.

Abaixo preparamos 5 dicas que vão te ajudar no processo de precificação estratégica:

1. Entenda seus custos e necessidades de margens Brutas por categorias

Produtos ou serviços de maior procura tendem a ter menores margens, já que existe concorrência. Veja no DRE (Demonstrativo de resultados) se essas margens Brutas são suficientes para manter a empresa saudável e com boa lucratividade.

Com a planilha disponível para download você poderá calcular o impacto das margens de cada produto nas margens final da empresa e assim fazer simulações. Em serviços ou produtos manipulados é necessário fazer a ficha técnica para descobrir o custo exato do produto.

2. Gestão de categorias e mix de produtos

Um mix de produto ou serviço mais justo é mais fácil gerenciar, assim você abre espaço para outras categorias mais rentáveis, novos produtos ou outros mais atrativos, avalie tirar de linha produtos ou serviços que não vendem bem mesmo sendo bem trabalhados, entenda cada categoria para ter a solução ideal para cada uma delas.

Vou dar um exemplo de supermercados, mas ele vale para qualquer segmento: Um cliente tinha 12 marcas de lencinho umedecido na prateleira, após pesquisa e reflexão deixamos somente 5 marcas e abrimos espaço na prateleira para outros produtos que ele ainda não tinha.

3. Defina seus produtos ou serviços competitivos

Sua empresa deve ter alguns ou vários produtos/serviços, quais deles sofrem mais pressão da concorrência? Quais deles seu cliente tem memória de preço?

Quais marcas/fornecedores você tem uma forte parceria e consegue bons preços? Elenque os principais produtos/serviços de forma que sua estratégia seja ser competitivo nestes produtos, tenha também outros produtos/serviços que os clientes não tenham muita referência de preço ou não lembrem bem, é neles que a maior margem virá.

4.Pesquisa nos concorrentes

Realize pesquisa nos concorrentes, com essas referências você poderá tomar decisões de como ajustar seus preços de forma estratégica, principalmente a cesta competitiva de produtos ou serviços, sugerimos monitorar os preços de seus 3 principais concorrentes.

Isso será uma das bases para o Pricing. Se sua empresa tem uma gama muito grande de produtos ou serviços essa pesquisa deve ser semanal, na pior das hipóteses quinzenal.

5. Gestão de Pricing – Momento estratégico

Crie um momento semanal se sua empresa tem uma gama muito grande de produtos/serviços, caso não tenha, o mensal já resolve. Neste momento use a ferramenta para fazer toda simulação de Competitividade (nosso preço x preço da concorrência), simulação de margens por produtos e margem final.

De olho nestas variáveis vá tomando decisão por produto de manter, subir ou descer preços. Nossa planilha te dirá se você deve aumentar mais preço ou ainda tem margem para aplicar mais descontos. Aqui nascem os produtos/serviços em promoção e todos os ajustes na precificação de forma estratégica.

Faça o download totalmente gratuito da nossa planilha
e aplique essas técnicas na sua empresa.​

Informações complementares

Ao baixar nossa planilha de gestão de precificação estratégica, você terá acesso a mais algumas instruções sobre como utilizá-la da maneira correta.

Prática e totalmente intuitiva

Nada de complicação! Nossa planilha é bem intuitiva e seguindo as instruções na própria planilha você poderá começar a utilizá-la sem problemas.

Você poderá aplicar imediatamente

Colocando em prática as dicas acima e utilizando nossa planilha de precificação estratégica, com certeza a lucratividade da sua empresa irá melhorar.