Existem inúmeras dúvidas de como montar um plano de negócio, qual o melhor modelo, como desenvolver o conceito; quais produtos ou serviços oferecer; como estruturar marketing, vendas e operações?
Mais de 1 milhão de empresas foram abertas nos primeiros 4 meses de 2021, são 26,5% a mais que as aberturas realizadas em 2020, de acordo com dados do Governo.
Existe o modelo de negócio ideal?
Todo modelo de negócio é completamente flexível, podendo depender da própria estrutura da organização e do cenário socioeconômico da empresa.
Pontuamos algumas das principais etapas da base de um plano de negócio para ajudá-lo a rever de forma analítica como o seu está estruturado e implantar as principais ações estratégicas viáveis para todos os modelos de negócio.
7 principais etapas para considerar durante o plano de negócio
1 – Sumário executivo
Tudo o que vamos falar a seguir precisa estar dentro do sumário executivo.
Esse documento facilita a visualização geral do negócio e é um resumo das principais informações, como análise de mercado; plano de marketing; plano operacional, plano financeiro e custos e benefícios.
2 – Análise de mercado
Essa etapa é subdividida em 5 partes:
Concorrência: quem é a sua concorrência, quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio em relação a ele?
Clientela: qual é a persona e o público alvo do seu negócio?
Fornecedores: você tem um banco de fornecedores? Os valores estão atualizados?
Segmento: em quais nichos de mercado a empresa pode circular?
Setor: qual o potencial de crescimento para o setor?
3 – Plano de marketing
O plano de negócio precisa considerar os 5 Ps. O conceito é utilizado no marketing para explorar as principais estratégias para atrair e fidelizar clientes:
Preço: qual o valor do seu produto no mercado?
Praça: seu produto será comercializado em que lugar, loja física, digital? Em quais tipos de lojas?
Produto: qual é e qual o diferencial do seu?
Promoção: como será feita a comunicação e divulgação sobre esses produtos e serviços?
Pessoas: como será feito o atendimento aos clientes?
4 – Custos e benefícios
Esses dados ajudam a antecipar principais perdas e danos, minimizando riscos e oportunizando ações de risco mais estratégicas e que trazem resultados melhores.
Quais os cenários possíveis que a empresa pode atravessar?
Quais as opções de crescimento?
Qual as ações recomendadas para cada um dos cenários?
Quanto vai custar e quais os possíveis retornos dessas ações?
5 – Análise de fornecedores
Para estar alinhado, o plano de negócio precisa manter às mãos as informações com Prazos e formas de pagamento; Preço; Localização e Disponibilidade dos fornecedores.
6 – Plano operacional
Essa etapa define como acontecerá a gestão dos processos produtivos, e segue um roteiro simples que precisa responder às seguintes perguntas do modelo 5W2H*.
De acordo com a técnica, o plano operacional precisa saber responder com precisão:
What (O quê): o que precisa ser feito?
When (Quando): quando as tarefas precisam ser realizadas e entregues?
Who (Quem): quem foi ou será designado para isso?
Why (Por quê): por que essa tarefa está sendo feita, qual o objetivo?
Where (Onde): onde e em que circunstância a tarefa precisa ser realizada?
How much (Quanto): quanto essa ação custa para o negócio?
How (Como): Como as atividades, ações e tarefas serão executadas?
O 5W2H é um modelo de perguntas propostas para sondar e investigar as respostas possíveis para determinadas situações. A técnica é uma rotina de trabalho para diversas profissões como administração; vendas; marketing e comunicação.
7 – Plano financeiro
O financeiro precisa definir os investimentos iniciais do projeto para prever a margem necessária para que ele se mantenha até começar a gerar lucros.
Outras duas etapa necessárias são, estimar as receitas e despesas, além de sempre ter em mãos os indicadores EBITDA, ROI e Payback.
Concluindo
Conhecendo todas as etapas do processo de criação do plano de negócios, existe alguma etapa ou resultado que tem deixado a desejar?
Nossos consultores podem ajustar a implantação de seu plano de negócios, criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos do seu negócio,
Você pode fazer a análise gratuita do seu plano de negócios clicando no botão do final.
Com informações de: Governo Federal
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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial, CEO, Consulting Blue