Blog

Como diferenciar despesas e investimentos? 

A maioria dos donos de pequenos e médios negócios não sabe diferenciar o que são despesas e investimentos e têm dificuldade para gerir suas empresas.

Esquecem que todas as receitas precisam cobrir gastos, custos e também gerar lucro. 

Mas por onde começar? Existem inúmeras possibilidades, dependendo do nível e da necessidade do empreendimento. 

Educação financeira para pequenos e médios negócios

Entender de fato o que são despesas e investimentos é uma das lacunas que a educação financeira tenta preencher. 

Mas antes de pensar em investimentos ou planejamentos é necessário visualizar o caixa da empresa num todo e qual a melhor forma senão por meio do Demonstrativo de Resultado do Exercício, o famoso DRE?

O que são custos

Custo é todo gasto realizado na aquisição de bens ou serviços relacionados à atividade principal da empresa.

Exemplo: em uma empresa de refrigerante, a água, os insumos, a embalagem, a garrafa e a mão de obra da equipe de fábrica são consideradas custos.

O que são despesas

Despesas são gastos acessórios que complementam a atividade da empresa. 

Exemplo: na mesma empresa de refrigerante, a mão de obra administrativa, mão de obra de vendas, comissões, contador, sistema, internet são consideradas despesas, porque a atividade principal não depende destes gastos para acontecer.

Cuidado na hora de classificar: a compra de um detergente pode ser custo ou despesa, nesta empresa se ele for usado para limpar uma máquina da produção ele será custo, o mesmo detergente se for usado no escritório será despesa.

O que são investimentos

Investimentos são gastos realizados para se obter algum benefício imediato ou futuro. Sua operação não depende deste gasto, ela poderá ficar melhor com ele ou então repor algo que quebrou.

Exemplo: Compra de um equipamento para produção, registro de Marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Contratação de uma Consultoria, uma grande reforma (uma pequena reforma se considera custo ou despesa dependendo de onde foi realizada) e assim por diante.

Com os gastos classificados e registrados em um plano de contas é possível ter um DRE confiável, que vai ter dar base para a tomada de decisão, seja sozinho, com um conselho de gestão ou em conjunto com uma consultoria de gestão empresarial.

Se você não sabe por onde começar, liberamos abaixo o nosso modelo de DRE:

MODELO DRE

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, além de criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir custos comerciais e operacionais.

 

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!

Se a sua startup ou empresa precisa de ajuda para implantar melhorias no negócio, faça o diagnóstico gratuito aqui!

 

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial, Consulting Blue

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.