pexels-fauxels-3184465

Cultura do “Coleguismo”, como fazer a mudança cultural?

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Normalmente as empresas possuem diversos processos, trabalham de forma enxuta, vendem
para clientes excelentes e mesmo assim não conseguem ter margens que possam remunerar bem os acionistas….

Normalmente as empresas possuem diversos processos, trabalham de forma enxuta, vendem para clientes excelentes e mesmo assim não conseguem ter margens que possam remunerar bem os acionistas. É realizado diversos diagnósticos na empresa: na área financeira, custos, fábrica, comercial, marketing, mas tecnicamente não se consegue detectar o que pode estar mais prejudicando a empresa: Cultura do coleguismo!!!

 

A empresa é tocada pelo “olho” do dono ou dos gestores mais antigos, sem ter indicadores claros nem metas estabelecidas, pronto está estabelecida a “Cultura do Coleguismo”, ou seja, todos os gestores trabalham para se manterem no cargo e não para dar resultado para empresa.

Como mudar esta cultura e como convencer as pessoas que elas também precisam mudar?

Confira abaixo 3 dicas infalíveis p/ minimizar estes problemas:

  • Planejamento Estratégico: Ter um excelente planejamento estratégico, visando estabelecer objetivos claros e tangíveis, com metas e indicadores pactuados entre todos os principais gestores da empresa;
  • Gestão de Rotina: Implantar Reuniões Sistemáticas para acompanhar o andamento da estratégia e cobrar as metas das equipes de trabalho.
  • Gestão por Resultado: Valorizar os profissionais que buscam os resultados e não aqueles que puxam o “saco”. Um sistema de meritocracia é ainda um grande motivador para obter resultados através de pessoas.

Aplicando essas dicas temos certeza que você começará a colher melhor cultura na sua empresa, levando a melhores resultados e melhoria de margem dos produtos. Não se esqueça que cultura antiga, se não bem enraizada, retorna para os velhos hábitos. Cuidado!!!! Seja resiliente…

Meu nome é Fernando sou o co-fundador da Consulting Blue, faço consultoria de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte há mais de 10 anos.

Se gostou da matéria e ainda precisa de ajuda para mudar o rumo da sua empresa nós podemos te ajudar, procure a Consulting Blue, temos soluções em consultoria na área Comercial, Financeira e Operacional para todos os portes e segmentos de empresas. Acesse nosso site e saiba mais: consultingblue.com.br

Adicionar Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *