Blog

Como a gestão pode conter problemas financeiros na empresa?

Como a gestão pode conter problemas financeiros na empresa?

Como tornar a Gestão Empresarial sua aliada para superar problemas financeiros na empresa

É horrível passar por problemas financeiros na empresa.
O faturamento cai coincidindo com a quebra de algum maquinário, apenas citando uma situação bem provável.

Não se desespere, é mais comum passar por isso do que parece.

Aqui a gestão empresarial torna-se essencial para atravessar esses problemas.

Os fatores analisados neste artigo são baseados em escritos de mais de 2,5 mil anos.

A filosofia e estratégia de Sun Tzu em a “Arte da Guerra” de 500 a.C. pode ser contextualizada no âmbito da gestão empresarial.

Origem de problemas financeiros

Os problemas financeiros na empresa costumam ser ocasionados por falhas de planejamento; gestão de pessoas, falta de visão estratégica e a ausência de uma boa gestão de crise.

É claro que muitas outras coisas podem se tornar um obstáculo gerador de problemas financeiros para uma empresa, mas a Consulting Blue falará sobre os protagonistas mais comuns e apontará uma direção.
Todas as etapas são importantes, mas separamos e propusemos dicas e soluções em nível de prioridade para planejamento; estratégia, gestão de pessoas e gestão de crise.

1 – Planejamento

É a base de um plano de negócios.

O processo de planejamento consiste na compreensão sobre os objetivos e obstáculos de uma empresa.
Esse é o momento em que inúmeras questões precisam ser respondidas.
Dica:
Sempre visite esta etapa, pensando que ela é uma história muito importante onde não podem existir buracos. Assim tudo funcionará com propósito e o nível de sucesso é muito maior.

Através do planejamento é possível encontrar várias lacunas com erros na administração, recursos humanos e demais setores de uma organização.

2 – Gestão de Pessoas É conexão.

O relacionamento que é construído entre a empresa e seus colaboradores reflete diretamente na qualidade de entrega de produtos e serviços para clientes.

Dica:
É sempre importante verificar que todos os setores se sintam satisfeitos e motivados. Isso aumenta a probabilidade de que os projetos também alcancem um nível de alto rendimento.
A maior parte dos seres humanos possui um comportamento competitivo por natureza, use isso em seu favor.

Passos para uma boa Gestão de Pessoas:
1º Valorize o fator humano da sua organização através de motivação;
2º Proponha desafios de maneira pacífica,

Resultado

Alcance resultados melhores da sua equipe.

3 – Estratégia Mercadológica

Uma direção e equipe alinhada consegue ajudar a enxergar obstáculos e soluções de mercado.

Assim como encontra novas oportunidades de produtos que atendam ao fator competitivo. Dessa forma a empresa consegue estar alinhada às tendências, sempre pensando em elevar a imagem da marca.

Dica: Sempre analise!

Da concorrência aos processos do entorno, visualize como sua marca pode performar em novos cenários apostando em crescimento para um momento oportuno de ação.

Gestão de Crise
Esta é a parte de um negócio que a maioria das empresas negligencia. Ocasionando o fechamento de muitas que não resistem quando são confrontadas por problemas financeiros.

A gestão de crise é um plano de ação que procura reduzir impactos que possam abalar negativamente uma organização.

Esta etapa contém soluções para possíveis problemas e é acionada, por exemplo, em caso de recall.

Contexto do recall:

Com o posterior conhecimento de que um produto lançado venha oferecer risco de vida para os clientes, a gestão de crise de grandes empresas aciona uma campanha de recall.

Essa campanha retira de circulação um produto de potencial dano ou realiza a manutenção preventiva, essas ações evitam problemas e tragédias ocorram e manchem a reputação da marca.

Dica:
Planejamento e gestão de crise andam juntos. Um é intrínseco ao outro, sendo imprescindível que ambas as etapas sejam muito bem estruturadas para evitar ou diminuir impactos de problemas financeiros que possam ocorrer.

A Consulting Blue entende como é importante enxergar oportunidade em todos os contextos de problemas financeiros. Manter a mente aberta é o primeiro degrau de um planejamento estratégico capaz de trazer a solução efetiva para a organização.

Você se identificou com algum desses problemas?
A Consulting Blue pode te ajudar!

Compartilha com a gente por quais problemas financeiros sua empresa já atravessou ou têm passado.

Converse com nossos consultores!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

Nossos

Serviços

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.