Como integrar empresas ao omnichannel, 4 dicas para implantar

Já demos dicas sobre o universo phygital e falamos sobre as tendências dessa estratégia de marketing há um tempo, mas você já ouviu falar da estratégia comercial omnichannel?

O que é omnichannel

O omnichannel é uma das estratégias que surgem da tendência phygital. Esse método consiste em integrar todas as plataformas e canais de comunicação para melhorar a experiência do usuário e comprador.

Apenas a oferta de vários canais para contato não é mais suficiente, a multicanalidade já não basta.

Como funciona o omnichannel

A omnicanalidade integra todas as plataformas de contato com o público, como redes sociais, e-commerce, SAC e comercial a uma única ferramenta, facilitando a comunicação e promoção da marca, além da divulgação de novidades, cupons de desconto ou ofertas.

Essa estratégia também integra outras ações da empresa-consumidor, ajudando a aumentar o ticket médio do negócio, uma vez que consegue atrair e reter a atenção do usuário.

4 dicas para implantar a omnichannel

1 – Esteja presente no maior número de canais

Antes de implantar qualquer estratégia é importante fazer uma análise para entender se toda essa ação trará retornos que valham todos os esforços realizados.

Exemplo: tenho uma marcenaria e quero estar em todos os canais de contato com o meu público, de repente estar em uma rede social que divulgue imagens seja mais impactante do que estar no Twitter ou outra rede social.

Invista em e-commerce, inclusão em marketplaces, representantes comerciais e outras formas de contato comercial.

2 –  Facilite transações e entregas

Facilite o processo de compras, ofereça serviços como:

Compra online com retirada em loja física,

Implante ou melhore o autoatendimento,

Por último, o que é melhor do que uma empresa que facilita o processo de devoluções e trocas, não é mesmo?

3 – Integre canais

Quero implantar a omnicalidade, mas como integrar todas as ferramentas e canais que utilizo? Você vai precisar contratar um software ERP, ou sistema de gestão integrado.

Isso facilita o planejamento e a gestão de todos os canais integrados à sua estratégia omnichannel.

4 – Entenda o mercado

Estude o comportamento dos seus clientes, ele tem hábitos de consumo específicos, como eles se comportam, como você pode prever mudanças nesses hábitos em relação a novos modelos de negócio? 

Eaí, o omnichannel já faz parte da sua estratégia de marketing digital?

Se isso ainda não acontece e você precisa disso pode entrar em contato com os nossos consultores.

Nossos consultores farão o diagnóstico gratuito do seu negócio e descobrirá como podemos implantar as melhores soluções juntos!

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

Com informações de: E-Commerce Brasil

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