Por que e como desenvolver habilidades interpessoais entre seus colaboradores

O que é interpessoalidade
A interpessoalidade é a capacidade de perceber o outro e relacionar-se com ele de forma positiva.

Foi essa habilidade, de interagir uns com os outros, principalmente para criar enormes organizações comerciais, instituições e governos, que vem garantindo a sobrevivência da humanidade.

Elton Mayo identificou no início do século XX a necessidade das relações interpessoais no trabalho, quando realizou um experimento na empresa Western Eletric Company, em Hawthorne, Chicago.

A empresa tinha mais de 40 mil funcionários e existia há mais de 20 anos, sem ter passado por greves ou insubordinações dos colaboradores.

Vamos falar mais neste artigo, leia até o final:

Como estimular a manifestação dessas habilidades
Essas habilidades costumam ser reconhecidas durante o processo de seleção ou entrevista coletiva, onde surgem dinâmicas que fazem com que apareçam.

Contribuições do experimento de Hawthorne para a melhoria nas relações de trabalho:

1 – Produção precisa de integração social: todos os processos precisam ser desenvolvidos de forma a facilitar as interações sociais, construindo uma relação empática e harmônica entre os funcionários, que conectados, tendem a trabalhar melhor;

2 – Comportamento dos empregados: precisam realizar trabalhos em grupos esporadicamente, para desenvolver habilidades como bom senso e respeito, por exemplo, depende do objetivo do seu plano de ação;

3 – Aceitar e reconhecer a individualidade: a pesquisa de Hawthorne apontou que observar aceitar e respeitar individualidades em uma organização é perfeitamente saudável para todos;

4 – Contato entre equipes: promover ambientes ou encontros saudáveis para interação física.

5 – Harmonia entre tarefas: dividir as atividades ainda é uma alternativa ideal para driblar a monotonia ou o tédio no escritório, por exemplo, executar uma tarefa sentada e outro em pé para evitar esforços repetitivos, principalmente Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

6 – Valorização da emoção: a interação entre equipes consegue captar sinais de desconforto com alguma situação de trabalho. Não importa ser chá ou o cafezinho, o que vale é conversar, ouvir e ser ouvido no trabalho.

Como evitar que essas habilidades percam o brilho no ambiente corporativo?

Existem escritórios pelo mundo que separam alguns minutos da rotina para executar atividades em grupo, como respiração, meditação ou alongamentos.

Interessante desenvolver atividades de integração que trabalhem habilidades pessoais e interpessoais, como dinâmicas, conversas e feedbacks. Também é válido estruturar a aplicação de pesquisas, para entender o grau de satisfação das pessoas que trabalham para você.

Nutrir as relações de trabalho de forma profissional, objetiva e com uma atmosfera de dedicação natural dos funcionários é um dos degraus que indicam o potencial da sua empresa.

Noite da pizza, topa?
Existem empresas que abrem espaço para a realização de atividades em grupo complementares ao trabalho, enquanto procuram novas formas de integrar os funcionários durante atividades de lazer compartilhadas, que tem como objetivo trabalhar os obstáculos da impessoalidade. .

Essas práticas integrativas podem acontecer desde um encontro de happy hour à preparação de uma confraternização na empresa.

Como desenvolver essas habilidades é importante para garantir melhores resultados?
O mundo corporativo e empresarial tem exigido cada vez mais a preparação e o domínio sobre diversas habilidades, tecnológicas, empresariais e pessoais e interpessoais.

Elas facilitam o fluxo de comunicação, além de ajudar na adesão de ideias e propósitos das organizações, pela forte conexão entre a equipe.

Dominar práticas interpessoais garante o sucesso de um negócio empresarial. Para desenvolvê-las é importante se conhecer e reconhecer o lugar do outro.

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Com informações de: Seja Assertivo!
Departamento Ciência da Informação Unesp

Siga a Consulting Blue nas redes sociais @consultingblue
Indique nosso portal de gestão de empresas para seus amigos empreendedores: www.consultingblue.com.br

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Você também pode gostar destes artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *