4 Dicas de performance para PMEs

A taxa de mortalidade de pequenas e médias empresas é de 29%, o que significa que 3 a cada 10 negócios encerram suas atividades em até cinco anos.

A pandemia potencializou essa catástrofe para quem não estava preparado para receber o impacto, além das inúmeras crises econômicas no Brasil e no mundo, a sanitária.

Em quase dois anos tentando sobreviver, muitas empresas fecharam as portas, muitas delas sem previsão de retorno de atividades e outras sobrevivem com extrema dificuldade, com portas abertas sem obter lucro, pagando apenas despesas fixas e se equilibrando para não demitir funcionários.

Não é de hoje que a Consulting Blue atende empresas com esse perfil e todas têm as mesmas carências de capacitação, formação de indicadores, responsabilidade sobre dívidas, além de falta de integração com novas tecnologias.

Selecionamos as melhores dicas para reverter ou pelo menos estabilizar esse quadro, confira:

4 dicas simples para obter resultados positivos

1 – Responsabilidade: assim como na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), atente-se para o Planejamento, Transparência, Controle e Responsabilidade sobre as finanças do seu comércio ou empresa.

Tenha em vista a necessidade de saber administrar o capital da empresa sempre, nunca misture o dinheiro da empresa com o pessoa, se a empresa é formada em sociedade o lucro não é dividido meio a meio e sim por três.

A empresa sempre precisa ser reconhecida como um sistema à parte, com necessidades e “sonhos” de expansão.

2 – Indicadores: criação  e implantação de OKRs, além do acompanhamento de indicadores como DRE e KPIs são grandes diferenciais para qualquer tipo de empreendimento;

Temos um material riquíssimo e gratuito sobre DRE com tabela inclusa, você pode adquiri-lo ao final do artigo!

3 – Tecnologia: em um mundo cada vez mais interligado é imprescindível e inevitável investir em tecnologias para sobreviver,

4 – Capacitação: a busca pelo desenvolvimento constante da liderança e da equipe é a melhor forma de estar no páreo.

Resumo:

O mercado está cada vez mais competitivo e ele sempre será assim. Empresas que investem em gestão tendem a se destacar e permanecer e crescer no mercado independente de fatores externos, simplesmente pelo fator do planejamento.

Saber como agir foi o que determinou o sucesso de inúmeras empresas e organizações, desde o McDonald’s como uma pequena churrascaria nos anos 1940 em San Bernardino à Apple em Cupertino com alguns amigos dentro de uma garagem, ambas empresas fundadas na Califórnia.

Dificuldades e crises continuarão surgindo, mas o que determina a sobrevivência de muitas empresas é saber acompanhar as tendências do mercado.

Siga a Consulting Blue nas redes sociais @consultingblue
Indique nosso portal de gestão de empresas para seus amigos empreendedores: www.consultingblue.com.br

Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *