Marketing Digital: Indicadores essenciais para vender mais e melhor

Cansamos de falar como os indicadores de gestão são as ferramentas mais precisas para coordenar planejamentos e estratégias baseadas em dados, evitando perdas de projeto e prevenindo danos financeiros.

Durante esse processo os maiores aliados das PMEs e Startups são os indicadores de vendas, eles são essenciais para mensurar o desempenho e otimizar os resultados do negócio.

Indicadores mais conhecidos que você precisa começar a quantificar e documentar para estruturar uma boa gestão de Marketing.

Receita de vendas

Os dados compilados aqui correspondem a todos os valores recebidos pelos produtos ou serviços comercializados.

Ticket Médio

Qual o valor médio que a sua clientela gasta com o seu negócio, em quais seções de produtos, existe alguma forma de ampliar esse valor?

Todos os outros indicadores vão ajudar a colocar esse plano de expansão em prática.

Taxa de conversão

Essa é uma das taxas responsáveis por metrificar os visitantes de sites ou pessoas que são convertidas pelos funis de vendas utilizados pela sua estratégia de marketing.

CAC (Custo de aquisição de clientes)

O Customer Acquisition Costs, em português custo para aquisição de clientes, representa o valor investido em todas as ações da empresa para prospectar e começar a gerar leads.

Esse custo levanta todos os indicadores da equipe de marketing, comercial e horas disponibilizadas para a execução desse planejamento.

O resultado é dividido pela quantidade de clientes que a empresa conseguiu captar durante esse período, assim você terá o custo que cada novo cliente te custa.

ROAS (Retorno do Investimento em Publicidade)

Return On Ad Spend é a métrica utilizada para analisar o retorno gerado através das campanhas publicitárias realizadas pela marca.

LTV (Life Time Value) – ou valor no ciclo de vida, é quanto cada cliente irá comprar em sua empresa durante o tempo que normalmente um cliente costuma comprar, é o valor que um cliente retorna ao longo do tempo.

Ele não leva em consideração somente a primeira compra, erro comum em quem está iniciando no MKT. 

O LTV abrange o quanto cada novo cliente tem potencial em comprar depois que se torna cliente, muitas vezes um CAC maior que o valor de primeira compra pode ser vantajoso

Este indicador é importante para definir os investimentos em MKT, até quanto estamos dispostos a pagar por um cliente (CAC) levando em consideração o LTV?

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos.

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

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