O que são os 8 Ps do Marketing Digital?

O marketing é uma das fórmulas para tornar uma marca ou empresa relevante. Para isso são usadas estratégias para prospectar e reter a persona ou público alvo do negócio.

Já deve ter ouvido falar sobre a teoria dos 4 ou 5 Ps do marketing tradicional, criada na década de 1960 por Neil Borden. Cada um desses “Ps” representam e atuam nas principais necessidades da organização para alcançar objetivos comerciais.

Essa estrutura ainda é popular, mas com tantas inovações e tecnologias foi possível melhorar essas metodologias incluindo mais 8 Ps relacionados a etapas mais abrangentes desse planejamento.

 O que são os 5 Ps

Cada sigla se relaciona com pontos estratégicos a serem considerados durante a fase de planejamento do lançamento de produtos e serviços, eles precisam responder os seguintes questionamentos:

1 –  Preço: o primeiro P é estipulado após análises de mercado e precisa determinar um valor monetário pelos produtos.

2 –  Praça:  qual o ambiente, tipo de estabelecimento esse produto vai ser comercializado, loja física, marketplace?

3 –  Produto: qual oproduto que a empresa oferece, qual o público alvo ou a persona desse produto?

4 –  Promoção: quais são as estratégias de divulgação da marca? O que é mais eficaz para a sua marca ser conhecida pela persona, panfletagem ou um cartão de visita digital?

5 – Pessoas: muitoalémdepúblico alvo, qual é a persona do seu negócio, com quais pessoas o seu produto quer se conectar?

 O que são os 8 Ps

Os 8 Ps foram estruturados pelo especialista em marketing digital Conrado Adolpho e se tornaram uma das estratégias de marketing mais usadas no mercado digital brasileiro atualmente.

Essas estratégias são usadas por empresas que querem se manter relevantes e competitivas dentro e fora da internet.

Os 8 Ps de Conrado Adolpho

1 – Pesquisa

Conhecer o público é o principal processo para a criação de produtos e estratégias de marketing.

Você pode conhecer o seu público divulgando desde formulários no Google docs ou conhecendo clientes em potencial e entendendo o perfil de compra deles.

2 –  Planejamento

O segundo P estrutura a estratégia de marketing do produto.

Com as primeiras impressões da pesquisa em mãos é possível perceber lacunas que a sua persona deseja que sejam resolvidas ou produtos que sejam oferecidos de acordo com o perfil de compras dela.

3 –  Produção

Os produtos e conteúdos da marca serão divulgados ou ofertados em quais plataformas? Dentro desse P é interessante pensar sobre planejamento de produção de conteúdo.

4 – Publicação

Essas publicações e anúncios da marca são otimizadas constantemente para aparecer nos primeiros resultados de busca do Google?

5 – Promoção

A divulgação desses produtos precisa ser pensada para entreter e fidelizar o consumidor com conteúdos que conversem com as suas necessidades, dores e desejos reais.

6 – Propagação

O conteúdo está sendo produzido, mas ele consegue se conectar com o seu público a ponto dele reconhecê-lo com autoridade e de fazer propaganda inconscientemente sobre o seu produto?

7 –  Personalização

As suas estratégias para se comunicar com ele são personalizadas? A comunicação é eficaz, existem interações, ou engajamento real com a marca? Teste estratégias mensais, trimestrais e compare resultados.

8 – Precisão

Todas essas etapas representam um modelo. Os resultados desse modelo são capazes de otimizar tomadas de ações, além de prever riscos e danos, entender como o produto ou serviço de comporta no mercado, analisar novos mercados, tudo isso com cada vez mais precisão.

A estratégia de marketing da sua empresa têm angariado resultados positivos? Está enfrentando problemas com algum “P” específico?

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

Com informações de: PEGN

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