O que seu negócio precisa saber sobre Marketing de Conteúdo

A maioria das empresas que entram no mercado digital encontram dificuldades em construir a persona ideal e atingir o público alvo.

Por mais que possuam soluções para diversas dores, problemas e necessidades dos seus clientes, o encontro dessas duas vias é mais difícil de acontecer na internet, ou seja, quem precisa e quem fornece nem sempre se conectam.

A maioria das pessoas recorre à busca do Google quando existe um desejo de compra ou questionamento sobre qualquer coisa, tornando o Google uma ferramenta baseada em duas funcionalidades principais: alimentar intenções de compra e oferecer informação.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração, conversão e fidelização da marca frente ao público, com foco na produção de conteúdo de valor. A estratégia visa atrair e captar o público para poder lançar propostas futuras de compra ou contratação de serviços.

A ideia inicial é simples, oferecer conteúdo relevante que desperte o interesse sobre determinada dor de um segmento, construindo a imagem de uma figura de autoridade.

Essa construção da autoridade da marca pode ocorrer para qualquer público e é um grande artifício para encontrar o público, além de gerar visitas para o site e redes sociais, educar o público, fidelizando clientes.

Principais estratégias do marketing de conteúdo

Jornada de compra
O grande diferencial do marketing de conteúdo é a compreensão de que cada cliente está em um nível diferente da jornada de compra, o que significa que serão produzidos conteúdos e ofertados serviços diferentes para cada tipo de consumidor.

Funil de vendas
Imagine que sua empresa, produto ou serviços estão disponíveis em um closet, em que existem 3 prateleiras, a do topo, meio e a de baixo.

Para decidir como você sairá de casa, você escolherá um item de cada prateleira, pode ser uma camisa, uma calça e um sapato. No entanto, tomar uma decisão pode não ser tão simples assim e pode ser que haja a necessidade de mais combinações antes dessa escolha ocorrer.

Topo de funil
O topo de funil é a primeira etapa utilizada para apresentar e reconhecer dores e dificuldades específicas do público.

Meio de funil
A camada do meio do funil de vendas passa a valer em seguida, aqui o seu público procura opções, conteúdos e respostas relevantes para a sua dor.

Fundo de funil
Nesta etapa podem ocorrer ofertas de valor, as necessidades já foram observadas e o público começa a aceitar com mais facilidade suas soluções, além de nutrir um sentimento de confiança maior pela marca.

Imagem: Google

Canais de comunicação

As estratégias do marketing de conteúdo precisam ser planejadas, mas também precisam ser colocadas em prática através da escolha dos principais canais de comunicação com o público, que podem variar de acordo com a necessidade de cada produto.

A partir deste ponto o seu negócio pode optar por uma comunicação mais assertiva via e-mail marketing, redes sociais, site ou blog, o importante é nutrir essa comunicação com o público constantemente.

Você também pode optar por uma Consultoria que vai te trazer uma visão panorâmica de toda sua necessidade, estruturando a melhor maneira de obter uma comunicação efetiva.

Uma consultoria especializada em Gestão Empresarial tem a capacidade de traçar a melhor e mais fácil estratégia para cada tipo de negócio.

Com informações de: mLabs

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

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