Inovação: Modelo de Loja autônoma, o melhor de dois mundos

A crescente digitalização, principalmente potencializada depois de 2019 vem mudando a experiência de compra dos consumidores, hábitos e formas de consumo.

O e-commerce cresceu 73% em 2020, segundo o índice da MCC-ENET, mas 22% dos brasileiros ainda reclamam da demora da entrega e se esses modelos pudessem ser cruzados?

Através de modelos de lojas autônomas, que são lojas físicas que operam sem a necessidade de funcionários e são acessíveis através de aplicativos e QR Codes.

49% dos consumidores querem ter experiências que integrem o físico com o digital

A pesquisa “Jornada omnichannel e o futuro do varejo”, feita pela Social Miner e a Opinion Box, revelou que 49% dos consumidores gostariam de ter uma experiência integrada entre o online e digital.

“Aquele modelo de loja que abria de manhã e fechava a noite esperando o cliente chegar para comprar morreu. A loja física continua existindo, mas não pode mais ser passiva. As lojas precisam interagir com seus clientes usando as ferramentas do mundo digital, para levar os clientes à loja física. A loja precisa ser repensada e ressignificada.”, afirma Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O modelo híbrido, ou de lojas autônomas está crescendo e já é uma alternativa para expandir a visão sobre novos modelos de negócio.

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As lojas autônomas são um modelo de negócio em ascensão que garante mais segurança física e evita riscos biológicos, além de pouco contato; facilidade de interação e oferta de promoções, além da diversidade de ações de fidelização da marca.

Inclusive já existe até Startup brasileira exportando esse modelo de negócio autônomo para outros países da América Latina, Europa, Ásia e Oriente Médio.

Então vale pensar que por mais que o seu negócio já esteja estruturado, sempre vale a pena acompanhar inovações para prever como se adaptar a novos cenários e tecnologias emergentes.

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Nara Honório, Assessoria de Comunicação
Sandro Zambelli, Direção Comercial

Com informações de: Consumidor Moderno, SBVC e e-Commerce Brasil

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