Gestão de Estoque: conheça as ferramentas e estratégias obrigatórias para sua empresa

A organização eficiente do estoque garante maior aproveitamento de tempo, espaço, custo e lucro.

Através do controle de entrada e saída de produtos, evitam-se acúmulos e desperdícios de mercadorias.

Quase todos os segmentos de negócios precisam de um estoque, seja ele grande ou pequeno, não deixe que ele se torne o vilão da sua empresa.

Reunimos neste artigo um compilado sobre as metodologias mais frequentes, além de como extrair o melhor potencial de um estoque.

Métodos de gestão de estoque que você precisa conhecer

Curva ABC
A Curva ABC também é conhecida como curva de Pareto. A estratégia aqui é a organização do estoque em categorias de importância.

Ela evidencia quais os produtos que garantem maior retorno de receita, desta forma o nível de abastecimento, controle e esforços ficam focados nas categorias mais relevantes.

PEPS ou FIFO
Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai (PEPS), ou em Inglês: FIFO – First In First Out, é um dos métodos de gerenciamento mais utilizados, que garante o controle sobre a rotatividade dos produtos.

Este método consiste em liberar do estoque e prateleiras os produtos com validade mais próxima.

Endereçamento
Em estoques maiores com grande volume de produtos o endereçamento de estoque vem para facilitar a localização e controle, é comum nomear ruas, prateleiras, andares.

Estes dados ficam armazenados junto ao cadastro de produtos para facilitar a gestão.

Indicadores de Gestão
Possuir indicadores que nos tragam maior controle é fundamental na gestão de estoques.

Alguns dos principais indicadores são: Giro de estoque, Estoque em dias, Estoque em R$ de custo, Estoque em R$ de venda, Acuracidade, Índice de perdas, custo médio, entre outros que podem variar dependendo do segmento da cada empresa.

Estoque como Estratégia de Compras e Vendas

A gestão de estoque nos permite comprar na hora, no custo e na quantidade certa, com disponibilidade para evitar rupturas em vendas, além de poder trabalhar a precificação estratégica como ferramenta potencializadora de vendas.

Recebimento de mercadorias
O setor de recebimento é crítico em grande parte das empresas. Neste momento, erros, desvios e quebras podem acontecer, aconselhamos criar um método onde poucas pessoas tenham acesso.

Essa etapa pode ser monitorada por um circuito fechado de câmeras, ou CFTV. E pode contar com auditorias em cada recebimento, com contagem e pesagem, além do confronto com o pedido de compra.

Inventários
O inventário é um procedimento obrigatório para a boa gestão de estoques. Seu objetivo é manter o estoque com registros confiáveis e gerar informações para corrigir erros.

Os inventários podem ser gerais ou rotativos, neste último se conta com maior frequência itens pré determinados ou mais sensíveis a erros.

Outros processos importantes para a eficácia da gestão de estoque

1 – Cadastre os produtos de forma organizada e no momento do recebimento!
2 – Utilize sistemas especializados de controle de estoque (ERPs); este investimento evita muito desperdício!
3 – Invista na comunicação entre setores! Financeiro, Compras e Vendas devem participar das decisões sobre níveis de estoques e prioridades.
4 – Os erros acontecem 99% das vezes na entrada ou na saída de produtos!
5 – Mantenha rotinas frequentes de inventários!
6 – Não compre em excesso e nem deixe faltar! Entenda a demanda de cada produto: alta ou baixa!

Além de todos os métodos e estratégias para uma gestão de estoque eficaz, é importante lembrar que um Software de Sistema Integrado de Gestão (ERP) facilita todo o processo e traz maior agilidade e confiabilidade.

Existem vários softwares, desde gratuitos até especializados em seus segmentos.

Você também pode optar por uma Consultoria que vai te trazer uma visão panorâmica de toda sua necessidade, organizando seus estoques e vários outros setores da sua empresa.

Uma consultoria especializada em Gestão Empresarial tem a capacidade de traçar a melhor e mais fácil estratégia para cada tipo de negócio

Siga a Consulting Blue nas redes sociais @consultingblue

Indique nosso portal de gestão de empresas para seus amigos empreendedores: www.consultingblue.com.br

Com informações de: Casa Magalhães e Dicionário Financeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *