Como precificar produtos? 4 Dicas de Precificação

Precificação de produtos? Atribuir valor a um produto é um dos processos mais sofridos para qualquer negócio, esteja começando ou não.

Com a instabilidade da inflação brasileira acumulando um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na casa de 10,67% só nos últimos 12 meses; contra 4,31% em 2019, o desafio de precificar os próprios serviços e produtos torna-se mais difícil.


Se “der um Google” facilmente vai encontrar inúmeros outros episódios sobre outras crises econômicas, além das soluções encontradas para equilibrar essa balança.

Em um cenário onde o valor de toda cadeia de produção muda o tempo todo, empresários e empreendedores vivem à procura do “preço justo” ou melhor, como precificar?

Mas 89% dos empresários têm dificuldade em determinar os preços dos próprios produtos, de acordo com uma pesquisa realizada com 10 mil empresas brasileiras*.

Se você não tiver noção nenhuma sobre como precificar, pode baixar a nossa planilha gratuita sobre precificação estratégica no final do artigo!

Como simplificar a precificação
Engana-se quem acha que o empreendedorismo só cresceu no país com a pandemia. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor de 2020, mais de 10 milhões de empreendimentos antigos também fecharam as portas.

O resultado da pesquisa realizada em mais de 46 países só provou que sim, falta oportunidade, mas também sobra dificuldade do gestor em gerenciar as finanças do empreendimento.

Em outras palavras: a precificação correta pode ser a grande aliada e inimiga de uma PME ou StartUp, nesses casos o Markup e o Custo de Mercadoria Vendida (CMV) podem ser muito úteis na sua estratégia de vendas.

Pode ser que só um curso rápido de Contabilidade para Bares e Restaurantes já ajude o seu negócio com algumas ideias sobre contabilidade, gestão de custos, precificação e lucro.

Mas se você precisa de uma ajudinha um pouco mais acessível pode assistir o nosso curso sobre Gestão financeira como armas para obtenção de resultados aqui.

4 dicas de precificação

1ª Dica – Acompanhe os preços do mercado
Essa dispensa apresentações, mas é a base que deve fazer parte da rotina da PME. Acompanhe a alta e queda dos preços no seu setor.

Seu negócio precisa ter o hábito de se anteceder com base em dados para tomar decisões.
Mas cuidado, nem sempre acompanhar preços é uma boa ideia, você pode não ter o mesmo custo interno de seu concorrente e pode ter prejuízos ao tentar acompanhar preços.

2ª Dica – Conheça o público/persona
“O cliente tem sempre a razão” quando se apaixona e escolhe a sua marca. Para conseguir atrair a atenção dele, é imprescindível entender seus hábitos e desejos.

Isso facilita a criação de planejamentos e estratégias. Utilize a precificação estratégia como iscas e promoções para atrair seu cliente, mas cuidado: saiba o impacto de cada mudança de preço na margem final de seu negócio

3ª Dica – Conheça e considere todos os processos do negócio
Conhecer e considerar processos ajuda a entender o valor real, além de ajudar a agregar um valor justo ao produto, considerando impostos, taxas e locações, os famosos custos fixos e variáveis.

Faça a famosa conta de mark-up (que leva em consideração custos fixos, variáveis e margem de lucro desejada na precificação)

4ª Dica – Comece a lucrar de forma justa!
Qual o lucro que você espera do seu negócio? Qual a média de lucro em seu segmento?

O Pricing Estratégico pode te ajudar a controlar todo esse processo. Ou seja, sua estratégia comercial precisa considerar o momento e as condições de mercado.

Uma consultoria em gestão empresarial especializada pode ajudar no seu processo de construção de preços justos e equilibrados.

Resumo:
Com o dólar há R$ 5,40*, os preços em disparada, repensar como melhorar o processo de precificação é a base para conviver com a inflação e otimizar processos para prever tomadas de ação capazes de conter prejuízos financeiros.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e que os materiais disponibilizados possam ajudar o seu negócio a entender um pouquinho mais sobre o processo de vendas e alavancar seus resultados!

*Valor consultado Infomoney às 19h26 do dia 11 de novembro de 2021

Com informações: PEGN/Economia Uol

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, além de criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos.

Tem alguma dúvida, comentário ou sugestão de conteúdo, comente!


Quero fazer o diagnóstico gratuito da minha empresa

Está gostando do conteúdo? Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter

Você também pode gostar destes artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *