5 Dicas de Black Friday para PMEs

Uma pesquisa realizada com 800 consumidores em parceria do Portal Uol e a  MindMiners comparou o desempenho da Black Friday 2020 com as projeções para 2021, nela 23% nunca havia comprado nesta data e pretende comprar este ano.

A projeção é de que 38% das compras aconteçam de forma híbrida, na internet e lojas físicas; 15% nas lojas físicas e 47% das compras apenas na internet, em comparação com 2020 o aumento da intenção é de 6%.

Dessa vez a Black Friday acontecerá no dia 26. Após tantas perdas no comércio e indústria, a data tem algumas perspectivas para ser promissora.

Perspectivas Black Friday 2021

O feriado, comemorado na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, é a régua do comércio para as compras de fim de ano.

De acordo com a plataforma Think With Google, se o consumidor tem mudado os hábitos de consumo, as empresas também precisam mudar sua cultura e sua postura frente ao comércio digital. 

Vendas B2B/B2C imagem: Freepik

Por isso, antes de começar qualquer estratégia de vendas, você precisa saber para quem está vendendo! Sua empresa mantém relações comerciais B2B ou B2C? Como ela está?

Qual estrutura você montou para conversar com cada necessidade empresarial?

Talvez você já saiba:

O modelo B2B, ou Businnes-to-business (empresa para empresa) é encarregado de criar, divulgar e comercializar produtos de empresas para empresas.

Exemplos:  indústria química, setores do agronegócio e desenvolvimento de software.

B2C

No modelo B2C, Businesse-to-consumer, a estratégia de captação é um pouco diferente, porque é direcionada já para o consumidor final.

Exemplos: cinemas; bares e restaurantes e academias.

Conhecer as modalidades de negócio B2B e B2C ajuda a pensar estratégias eficazes para a divulgação da marca, assim como a personalização do conteúdo para essa persona da empresa e qualificação dos leads que chegam até a sua empresa. 

5 Dicas de Black Friday para PMEs

1 Qualifique seus leads, os potenciais clientes do seu negócio. Tenha estratégias para fortalecer a relação com seu público B2B e B2C, até entender o que ele realmente gosta para poder ofertar essa necessidade ou desejo.

2 Tenha uma estratégia digital, selecione, personalize o público, isso otimiza o engajamento com o seu conteúdo ou serviço.

3 Crie a(s) oferta(s), de acordo com os interesses do seu público e no que sua empresa pode oferecer, lembre-se que aumentar o preço para reduzir não vale, o cliente já está bem esperto com essa prática.

4 Seja autoridade, no assunto e no seu mercado, desta forma seu cliente vai entender que sua oferta é melhor que a de outras empresas.

5 Analise dados, antes de começar essa análise, pergunte-se: quais resultados eu preciso, onde consigo captar essas informações para melhorar o desempenho da marca? Invista na base de dados do seu negócio para tomar ações mais eficazes.

Já tem uma listinha dos produtos e serviços que vão entrar no seu carrinho de descontos da Black Friday?

Nossos consultores podem ajudar a implantar seu plano de negócios, além de criar estratégias eficientes para alavancar vendas e reduzir os custos comerciais e operacionais.

Se precisa de ajuda para implantar melhorias na empresa, estamos aqui!

Com informações: Think With Google e Portal Uol

Nara Honório, Assessoria de Comunicação

Sandro Zambelli, Direção Comercial

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